5 maneiras de assumir o controle da sua carreira

Você já tem um emprego, sente que trabalhou duro para chegar onde está, mas mesmo assim tem receio de estar perdendo o controle da sua carreira.

Quando pensa no seu futuro, você quer se destacar, buscar novas perspectivas e mostrar seu diferencial profissional. Você quer crescer! E para isso, é preciso sair da zona de conforto.

O primeiro passo para antecipar seu futuro é ter um plano de carreira, mais (ou menos) ambicioso, para conseguir acompanhar sua trajetória e que com certeza te trará muitos benefícios.

Mais quais pontos você deve trabalhar no seu plano de carreira para reassumir o controle do seu crescimento profissional? Reunimos 5 pontos importantes, que independentemente da sua área de trabalho, você deve considerar e por em prática já!

1. Autoestima

Saber se valorizar, esse é o comportamento que muitos profissionais procuram, mas têm dificuldades em desenvolver. Estamos sempre muito imersos em expectativas e cobranças que não nos levam pra frente.

Saiba identificar os seus pontos fortes, sejam suas competências, suas hard ou softs skills, pois tudo que te destaca pode ser usado a seu favor no trabalho. Então, acredite nas suas capacidades e, mais do que isso, as desenvolva.

As suas expectativas devem ser construídas pela soma das competências que você tem com as que você pode desenvolver. Estabelecer um plano de carreira linear e bem organizado, pode te trazer uma perspectiva mais clara de você mesmo e desenvolver sua autoestima.

2. Novas competências

Existe sempre algo novo a se aprender, seja isso diretamente ligado ao seu plano de carreira ou dentro de alguma outra área de conhecimento. Existe uma tendência a se pensar que o conhecimento válido é aquele diretamente ligado à sua profissão, contudo, hoje em dia as empresas valorizam cada vez mais os profissionais que buscam sair da sua zona de conforto.

Não é de hoje que uma das competências mais valorizadas pelas empresas, e que pode trazer impactos diretos no seu plano de carreira, é a proficiência em línguas estrangeiras. O número de empresas internacionais cresce no Brasil e as nacionais estão em contato com diferentes empresas mundiais.

Então, saiba identificar a língua estrangeira que mais trará benefícios. As línguas abaixo são as mais buscadas do mercado de trabalho brasileiro:

  1. Inglês: não temos como escapar da predominância do inglês internacionalmente
  2. Mandarim: devido ao crescimento econômico da China
  3. Francês e Alemão: já que a França e a Alemanha são grandes parceiros comerciais do Brasil e de diversos países europeus

Aprender uma nova língua pode te impulsionar a uma carreira internacional ou a postos mais altos na empresa. Escolher um bom curso e idioma é o ideal, já que existem cursos que oferecem uma boa qualificação profissional devido ao peso que ele representa no currículo, saiba mais sobre os melhores cursos de idiomas para o seu plano de carreira.

3. Não procrastine

Com relação ao seu dia a dia no trabalho, pratique também a lei da não procrastinação. Programe-se e não deixe suas tarefas se acumularem, isso inclusive, vai te ajudar a ter mais tempo para desenvolver outras habilidades. Não procrastinar é a chave para que você dê passos largos no seu plano de carreira.

Sabendo da importância de adquirir novas competências, não deixe para fazer isso depois. Com a correria da vida tendemos a criar “desculpas” para não começar a fazer novos cursos, por isso lembre-se sempre onde você quer chegar, visualize-se sendo o profissional que você deseja. Hoje em dia existem várias opções de cursos online de alta qualidade e com certificados.

4. Trabalhe seu emocional

Toda essa busca de aperfeiçoamento, desenvolvimento da sua autoestima, criação de novas competências e proatividade pode cair por terra caso você esteja com o emocional desequilibrado.

No meio da correria do dia a dia não se esqueça de ter um tempo para você. Seja para ler um livro ou fazer exercícios, a sua saúde mental vai te agradecer e você terá mais disposição para pôr em prática seu plano de carreira no dia seguinte.

A ansiedade bate na porta das pessoas cada vez com mais frequência. Então se concentre no que você deve fazer no presente, pois as coisas não acontecem somente porque queremos que elas aconteçam.

5. Network amplo

Faça contato com pessoas que podem te trazer conhecimento, estabelecer parcerias produtivas e que possam te apresentar novas pessoas, ou seja, que contribuam para o seu plano de carreira.

Com a rotina apertada, tendemos a sempre interagir com as mesmas pessoas e isso pode te estagnar no mercado de trabalho. Então participe de eventos profissionais ou esteja presente nas redes profissionais como o Linkedin, você só tem a ganhar profissionalmente e também pessoalmente, já que somado ao network está também a possibilidade de novas experiências.

Em busca de uma melhor qualificação profissional

Você terá que sair da sua zona de conforto se realmente deseja assumir o controle da sua carreira. Isso requer sua dedicação e foco: um passo por vez, step by step, para concretizar seu plano de carreira, dentro do período desejado.

Agora, pegue um papel e uma caneta (ou seu celular mesmo) e comece a pensar nessas 4 perguntas básicas:

  • Onde eu quero chegar profissionalmente?
  • Quando quero que isso aconteça?
  • O que preciso aprender para chegar lá?
  • Quanto tempo isso demora e quando terei que começar?

E aqui está seu primeiro esboço de plano de carreira!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Alexandrine Brami

Alexandrine Brami

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *