As vantagens do Process Com’ para melhorar a comunicação

Autoavaliar sua própria identidade e mapear a do interlocutor são ferramentas eficazes para aperfeiçoar o estilo de gestão e as relações interpessoais.

 

As falhas de comunicação são graves empecilhos ao bom entendimento entre as pessoas em todas as esferas de nossas vidas, sendo que, no mundo profissional, elas podem levar à perda de produtividade, ao isolamento, ao fracasso e a diversos outros problemas sérios. Por isso, algumas técnicas e modelos de comunicação se preocupam em ajudar na melhoria dos canais de comunicação e na otimização das relações. É o caso do Process Communication Model (PCM).

O PCM foi criado pelo psiquiatra americano Taibi Kahler, na década de 1970, e utilizado inicialmente pela NASA para identificar os perfis mais adequados dentre candidatos aos projetos espaciais. Graças ao sucesso do modelo, ele foi expandido para outras áreas e tornou-se uma ferramenta efetiva para aperfeiçoar a comunicação entre pessoas em qualquer meio.

 

O que muda na comunicação?

 

Saber identificar a personalidade de seu interlocutor permite melhorar os canais de comunicação, conhecendo de antemão a forma de lidar com ele para evitar as falhas de comunicação e as situações desnecessárias de estresse. É possível, assim, prever comportamentos e reações se o contexto é propício (quando, por exemplo, as necessidades psicológicas de seu interlocutor não parecem supridas).

A habilidade de saber dosar o discurso em função do interlocutor e de prever seus comportamentos ajuda a ter mais clareza sobre o que se pode esperar de cada pessoa. Isso é essencial para evitar frustrações e falsas expectativas.

Além disso, através do Process Com’ você pode se autoavaliar e medir suas habilidades em retórica, persuasão e clareza de discurso, o que é muito útil, sobretudo em atividades de gestão. Assim, você pode medir seu progresso como gestor e avaliar regularmente seu estilo de gerenciamento.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Alexandrine Brami

Alexandrine Brami

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *