A utilização do speed dating para deixar a equipe em sintonia

2 de agosto de 2018
Por  Alexandrine Brami

Aliada ao modelo Process Com’, a técnica é ‘tiro e queda’ na melhoria da comunicação no ambiente de trabalho e traz mais coesão às equipes.

 

O Process Communication Model é um modelo de comunicação eficaz para conhecer melhor sua própria personalidade e a dos outros, permitindo aprimorar as relações interpessoais e os canais de comunicação; para evitar os problemas oriundos da incompreensão. O que acontece quando ele é combinado a outra ferramenta poderosa e surpreendente, como o speed dating?

Examinemos o exemplo de um trabalho de acompanhamento de uma equipe que buscava maior coesão. Trata-se do conselho gestor de uma empresa de pequeno porte, que contou com seções de coaching individuais e coletivas, com o intuito de melhorar a comunicação entre os membros do conselho. Após uma pequena formação em Process Com’, os participantes tiveram que realizar uma atividade final lúdica e motivante.

A premissa para a realização do speed dating é que, nesse estágio do acompanhamento, os participantes já se conhecem um pouco melhor e já sabem decodificar suas próprias reações de acordo com a grade de personalidade definida pelo Process Com’. Eles já são capazes de saber o que poderia ser mudado com o intuito de trabalharem melhor uns com os outros.

Como funcionou a atividade? Cada pessoa dispunha de cinco minutos de encontro, em duplas, para fazer o feedback do processo de formação, com base no que haviam aprendido sobre si mesmos e sobre os colegas. Um pequeno roteiro de perguntas ajudava a guiar a conversa. Quanto às regras de funcionamento, cada um tinha a liberdade de falar ou não, mas sabia que seu feedback só teria valor se fosse autêntico e verdadeiro, e que para isso seria necessário se apoiar na experiência vivida.

O speed dating foi desafiador! Cada membro tinha meia hora de preparação durante a qual deveria escrever tudo o que tinha de importante a dizer para cada colega do conselho diretor. A rotação acontecia a cada cinco minutos, de dupla em dupla. A mobilização foi muito grande, com muita motivação e entusiasmo. E o balanço final foi um grande momento de troca, conduzido pelos próprios participantes!

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.