As motivações de cada tipo de empreendedor

1 de agosto de 2018
Por  Alexandrine Brami

Cada tipo de personalidade possui fontes de inspiração e “motores” próprios, que conferem possibilidades distintas de empreendedorismo.

O empreendedorismo é um estado de espírito e uma motivação profunda, que deve ser compartilhada através da construção de uma visão comum. É preciso unificar a equipe ao redor de uma razão de ser que transcenda o cotidiano. A motivação é um trunfo essencial para lançar uma empresa e está relacionada às necessidades psicológicas de cada pessoa, de acordo com seu tipo de personalidade. O Process Communication Model oferece as chaves para compreender as motivações de cada tipo, assim como os comportamentos sob estresse e as formas prediletas de se expressar.

O modelo de comunicação foi criado pelo psiquiatra Taibi Kahler, nos Estados Unidos, na década de 1970. Utilizada pela NASA nos processos de recrutamento das tripulações espaciais, essa ferramenta ajuda a mapear os tipos de personalidade e melhora as relações interpessoais, contribuindo para que possamos driblar a incompreensão.

Através do Process Com’ podemos identificar as zonas de conforto de cada tipo de personalidade e quais são seus “motores”. Vejamos:

O tipo promotor precisa sentir-se vivo, buscar a excitação através de desafios. Por isso, ele encontra no empreendedorismo a dose de adrenalina de que necessita para colorir sua vida.

O tipo analítico deseja ser reconhecido por seu trabalho e por suas competências. Ele encontrará a oportunidade para “provar” sua capacidade, por exemplo, através da criação de uma empresa na área de tecnologia que envolva questões de problemática complexa.

O tipo espontâneo quer ser aceito da forma que ele é, com sua originalidade, através de contatos positivos. O empreendedorismo é uma grande motivação por permitir a multiplicação de contatos, obter influência e tomar decisões originais.

O tipo persistente precisa ser respeitado e reconhecido em suas convicções. Sua motivação são os valores fortes e a possibilidade de encarná-los.

O tipo empático necessita ser reconhecido como pessoa, pois é sensível, caloroso e convivial. Suas motivações são o bem-estar coletivo e projetos para “mudar o mundo”, por isso ele se enquadra bem em empresas com perfil humanista.

O tipo imaginativo busca o acolhimento dentro de um grupo, apesar de sua tendência ao isolamento. Sua motivação vem da contribuição que pode dar à construção e execução de um projeto empresarial.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.