Os 5 principais motivos para aprender francês

Trabalhar em multinacionais? Ler clássicos no original? Morar em algum país francófono? Existem muitos motivos para aprender francês. Quer descobrir o seu? Allons-y !

Gosta de filmes e séries com atuações incríveis e produções marcantes, mas está cansado dos mesmos atores e o mesmo estilo de narrativa? Pois, você não precisa se limitar às opções americanas: você pode curtir filmes e séries como Alerta Lobo, Marseille e Forças Especiais, produções francesas de alto nível, que ficam ainda melhor com o áudio no original. E isso é só uma das vantagens de quem fala esta língua.

Ser francófono é participar de um clube internacional de cultura, arte e negócios, o qual só traz benefícios. E, para quem é brasileiro,  Veja algumas das portas que a língua francesa abre para você:

  • Viver no exterior

Países como o Canadá e a França têm uma economia forte, sociedades organizadas, ampla cultura e, por isso, são desejados por muitas pessoas que desejam estudar, trabalhar e emigrar para o exterior. Falar francês é um diferencial crítico, que pode abrir o caminho para essa jornada, especialmente se seu interesse for morar na parte francesa do Canadá, em Quebec. Esta província tem um processo seletivo separado do resto do país, e o domínio desta língua é fundamental para marcar mais pontos e fortalecer sua candidatura.

  • Trabalhar em multinacionais

Inglês e espanhol já não são mais diferenciais para cargos executivos de alto nível: quem quer destaque precisa ter conhecimentos que vão além do comum. Nesse ponto, o francês é uma escolha inteligente, pois as empresas deste país se destacam entre as que mais empregam e investem no Brasil. Assim, quem domina o idioma tem mais condições de interagir com a matriz e clientes no exterior, fortalecendo suas opções de carreira.

  • Ler clássicos

França, Bélgica e outros países de língua francesa são berços de alguns dos maiores clássicos literários de todos os tempos, d’O Pequeno Príncipe e A Bela e a Fera até Madame Bovari e Os Miseráveis. Claro, você pode encontrar estes livros traduzidos em diversas línguas, mas a leitura no original é muito mais rica e profunda, e esta experiência, só quem fala francês pode ter.

  • Vídeos e músicas

Como mencionamos no começo do artigo, países francófonos têm produzido músicas, séries e filmes de alto nível, com atores e músicos consagrados como Omar Sy, Jean Reno, Djimon Hounsou e David Guetta, além de clássicos como Charles Aznavour, Alain Delon e Édith Piaf. Quem conhece francês consegue mergulhar neste universo e aproveitar o melhor da TV, do cinema e das músicas que estes grandes artistas trazem para todo o mundo.

  • Diplomacia, Aulas, traduções e conteúdo

O mercado está se reaquecendo e, com isso, novas oportunidades surgem primeiro para quem está bem preparado, incluindo uma das carreiras mais desejadas e concorridas do país, que é a diplomática no Itamaraty. Vagas para professores em escolas e aulas particulares de francês para executivos, por exemplo, são outras boas opções que podem trazer boa remuneração e flexibilidade de horários. Além disso, trabalhos de tradução tendem a crescer, com excelente remuneração para profissionais bem preparados, uma vez que o mercado tem carência deste tipo de conhecimento. Finalmente, serviços de produção de conteúdo corporativo em língua estrangeira estão em alta, e com falta de mão-de-obra, cenário ideal para quem fala francês.
 

Muitos motivos, um só caminho: dominar este idioma que é falado por milhões ao redor do mundo e que pode abrir portas exclusivas para você. Quer aproveitar estes benefícios? C’est bon ! Então não perca tempo: comece agora mesmo a se organizar e mergulhe de cabeça no mundo do francês!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
IFESP

IFESP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *