3 práticas inovadoras no ensino de idiomas

12 de abril de 2019
Por  Alexandrine Brami

O IFESP acredita que o ensino de idiomas vai muito além da repetição de frases prontas. Selecionamos 3 práticas inovadoras para aprender uma nova língua com contexto, dinamismo e tecnologia. Confira!

 

Já dizia Paulo Freire que a aprendizagem acontece verdadeiramente quando o aluno percebe, naquilo que vê em sala de aula, a sua própria realidade. No ensino de idiomas, o conceito se aplica criando situações verossímeis para os estudantes pratiquem a língua; utilizando tecnologias digitais e linguagens familiares às gerações mais jovens; e apresentando o idioma como caminho para atingir os objetivos e sonhos de cada um. Por isso, a equipe de professores do IFESP se preocupa constantemente em aplicar e conhecer práticas inovadoras, tanto em sala de aula quanto nos cursos EAD. Hoje, selecionamos 3 exemplos de práticas inovadoras no ensino de idiomas; são estratégias online e offline que, com certeza, vão inspirar sua trajetória!

 

Ensino de idiomas com nativos, troca cultural e negócio social

O projeto Abraço Cultural é uma prova definitiva de que se pode criar práticas inovadoras sem tecnologia: a iniciativa consiste em conectar refugiados com pessoas que queiram aprender seu idioma natal. Além de promover a troca de culturas e experiências entre brasileiros e estrangeiros e dar aos alunos a chance de praticar com falantes nativos, o Abraço Cultural ainda tem um papel importante na geração de renda para refugiados que vivem em São Paulo e no Rio de Janeiro! Clique aqui para conhecer melhor o projeto.

 

Tecnologia que aproxima gerações

Uma proposta da rede de ensino de inglês CNA fez tanto sucesso que chegou a se tornar campanha publicitária! Alunos de uma unidade de São Paulo puderam praticar o idioma fazendo conversando com idosos de um asilo americano, o Windsor Park Retirement Community, em Chicago. Nesse caso, o apoio da tecnologia foi fundamental, afinal, todos os encontros ocorreram por meio de vídeo-chamadas. Abaixo, você confere o vídeo promocional do projeto:

 

IFESP aposta em tecnologia e ensino híbrido

Já aqui no IFESP, também investimos em tecnologia para potencializar o ensino de idiomas. Nossos alunos de francês têm acesso a uma metodologia híbrida, que mescla encontros presenciais com exercícios e conteúdo online. Na plataforma digital, é possível praticar a leitura, a oralidade, a escuta e a gramática, por causa de ferramentas como a gravação da voz do estudante, exercícios com correção automática e resultados em tempo real e até mesmo um link para enviar redações completas para correção!

 

Você pode conhecer mais sobre a plataforma do Curso de Francês Online do IFESP clicando aqui! Ou fale conosco e agende uma visita. Esperamos por você! Au revoir!

 

Assinado por: Marcela Lorenzoni

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.