IFESP aposta em gamificação para aprimorar ensino de francês 100% online

21 de maio de 2019
Por  Pierre Lagrave

Instituto incorpora técnicas das mais modernas tendências do ensino, de olho na motivação do aluno, que vira protagonista num processo de aprendizagem lúdico, desafiador e dinâmico

 

Fala-se muito em gamificação ultimamente, em plataformas de ensino digital e aplicativos de celular, mas pouca gente sabe, de fato, o que significa o conceito e as vantagens que ele traz para o aprendizado. Costuma-se também associar a palavra às ideias de jogo ou entretenimento, mas a gamificação é, na realidade, a porta de entrada para um processo de conhecimento sólido e eficaz. Sempre preocupado com a excelência dos cursos que oferece, o IFESP abraça esse método e adiciona mais um selo de qualidade à sua plataforma de ensino de francês online. Mas, afinal, o que é a gamificação e como o instituto lida com ela?

Para entender melhor o conceito, conversamos com Maxime Legal, membro da equipe pedagógica do IFESP e um dos responsáveis pela refundação da plataforma cursodefrancesonline.com.br, hoje alinhada à estratégia de gamificação. “Essa palavra não tem necessariamente a ver com jogos, mas com a dinâmica interna existente entre diferentes atividades, com o intuito de criar uma espécie de ‘gancho’ que leve o aluno a se desenvolver nos estudos e a manter o mesmo interesse e entusiasmo do primeiro dia de aula até o final do curso”, explica.

                O objetivo é estabelecer um alto grau de fluidez, a partir de diferentes elementos ligados a atividades do cotidiano, mas sempre de forma coerente. “Trata-se de uma imersão total, na qual todos os recursos mentais dos alunos são explorados e mobilizados em função das tarefas de aprendizado, criando um novo contexto estimulante e frutífero”, define o jovem francês, que atua na área de design instrucional e pesquisa os principais métodos em voga.

 

Motivação reforçada

                A progressão nos estudos não ocorre de forma aleatória, mas com elementos coesos, que atendem a uma lógica consistente, para impedir que o processo se torne enfadonho. “Para gamificar o ensino, é preciso utilizar várias técnicas atreladas à curiosidade do aluno, muito além da simples ideia de ganhar pontos num jogo”, ressalta Maxime.

                É por tudo isso que a palavra-chave do universo da gamificação é motivação. A reestruturação da plataforma de ensino de francês do IFESP se baseou nessa premissa. Todas as atividades já existentes foram reformuladas e inseridas dentro de um percurso mais integrado, ao qual se juntaram novos vídeos, áudios e atividades, para criar uma experiência de estudos uniforme.

                “Após esse rearranjo nos cursos online, implantamos a ideia de aprendizado como se o aluno estivesse numa viagem à França. O método se tornou mais relevante e correspondente à realidade”, conta o jovem, destacando que todo o material foi reformulado com foco no desenvolvimento pessoal do aluno.

 

Treino diário

                Todos esses elementos fazem com que o aluno se sinta desafiado cotidianamente a se aperfeiçoar no estudo da língua, praticando de maneira lúdica. Assim, o treino diário se torna algo natural e prazeroso. “O resultado é uma produtividade incrível”, conclui Maxime.

Acesse o site cursodefrancesonline.com.br e conheça a nova plataforma, afinada com essa excelente estratégia de aprendizado!

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.