Os benefícios de Aprender Idiomas Online VS Presencialmente

28 de julho de 2020
Por  IFESP

À frente do tempo quando o assunto é educação e tecnologia, o IFESP não esperou a pandemia para migrar para o mundo digital e inovar no ensino de idiomas online em meio a um mercado brasileiro tradicional no nicho de learning.

Neste post explicaremos como usamos a tecnologia para criar experiências de aprendizado únicas e eficientes, permitindo a nossos alunos realizarem seus sonhos de mobilidade internacional em termo recorde. 

Com metodologia própria ®PREPA focada no aprendizado de línguas aplicadas para objetivos profissionais e acadêmicos (método LSP, languages for specific purposes), os alunos praticam as quatro competências linguísticas (escuta, fala, leitura e escrita) essenciais para realizar seus sonhos em tempo recorde.

 

Qual a diferença entre o aprendizado de idiomas online e presencialmente?

 

Enquanto algumas pessoas podem pensar que o ensino de línguas no EAD pode ser ineficaz pela falta da prática de conversação ou o contato com outros colegas, por exemplo;  vamos desmistificar o porquê do e-learning ser ainda mais prático e eficaz que o modelo tradicional de aprendizado.

Em relação às competências linguísticas, o aluno as pratica durante todo o curso por meio de diferentes atividades usando tanto a tecnologia quanto o contato com os tutores nativos.

A plataforma integrativa permite aos alunos treinarem sua pronúncia e fazerem produções orais a qualquer momento do dia, recebendo um retorno da nossa ferramenta de inteligência artificial que mensura a velocidade e clareza da pronúncia, com feedbacks rumo à fluência em idiomas de forma 100% online.

Ao mesmo tempo, visando replicar a proximidade que se tem em uma escola presencial ainda que com a praticidade do online, o aluno também recebe feedbacks de seu tutor nativo que o acompanha durante toda sua jornada de estudos. 

Os exercícios propostos na plataforma visam a prática da fala em situações reais do cotidiano, permitindo ao aluno gravar suas produções dentro da própria plataforma e ter um retorno  em até 48hrs. 

A correção é feita em time stamp: o tutor pode se gravar falando com a pronúncia correta no minuto exato do vídeo, para que o aluno saiba exatamente como e onde pode melhorar. 

Ao mesmo tempo em que a tecnologia é amplamente utilizada para acentuar a curva de aprendizado do aluno, o user centric é o que norteia a criação de todas as atividades, aulas, provas, e jogos; tornando a experiência no e-learning mais humanizada. 

As atividades interativas durante o curso, por exemplo, convidam o aluno a estar à frente de seu processo de aprendizagem; diferentemente de uma aula convencional em que o professor está guiando o ritmo e a direção do ensino. 

 

Aprendizado na Prática

 

A escrita é uma parte fundamental não só para quem tem sonhos de mobilidade internacional de estudos e trabalho no exterior; mas também para a fala correta com um amplo vocabulário. 

Para tanto, há exercícios em que o aluno deve completar frases e tempos verbais preenchendo manualmente uma lacuna com sua resposta, e recebendo a resposta ao finalizar sua correção. Isso capacita o estudante a pensar por si só, usando a tecnologia a seu favor, mas sendo independente dela.

A cada etapa avaliativa, o aluno também deve enviar uma redação que será comentada pelos tutores e que vale a mesma pontuação que a prova. Essas fazem parte da nota final necessária para o estudante finalizar o módulo e receber seu certificado de conclusão de nível. 

A cada fim de nível, o aluno recebe automaticamente um certificado mediante realização das atividades e conclusão dos vídeos, tendo computado uma aprovação mínima de 75%. 

Um grande benefício do e-learning é a praticidade que permite ao aluno avançar no seu próprio ritmo. Isso faz com que o estudante se torne um mestre de seu aprendizado e avance de acordo com sua disponibilidade podendo estudar 1h ou até mesmo 6h por dia, por exemplo. 

Enquanto o tempo médio de conclusão de estudos dos nossos alunos é de um ano, temos cases de sucesso de alunos que chegaram ao nível avançado do idioma em apenas 6 meses. 

O grande diferencial entre e-learning e um curso presencial é o fato do aluno ser 100% ativo em seu processo de aprendizagem; enquanto o mesmo fica passivo em uma classe tradicional. 

Ainda assim, a falta de contato com outros alunos é um fator que pode ser um dificultador para muitas pessoas aderirem ao formato EAD. Já falamos sobre a importância dos grupos para manter equipes e alunos motivados e engajados, e nos próximos posts explicaremos como o IFESP promove um networking entre seu alumni. Esse campus virtual fomenta a troca de conhecimentos e experiências entre os próprios alunos, e incentiva o aprendizado constante por meio de formatos alternativos e divertidos.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.