Escola Modelo na Rede Pública de Guarulhos Inaugura Campanha Adotando Escolas do Grupo IFESP

22 de abril de 2020
Por  Alice Oliveira

A primeira escola beneficiada pelo programa Adotando Escolas, que disponibilizará 200 licenças para professores da rede pública brasileira é a Professor Edson Nunes Malecka, escola da prefeitura de Guarulhos que receberá 32 licenças gratuitas de acesso a nossa escola online de francês para o contínuo aperfeiçoamento do corpo docente que, como nós, busca constantemente inovar a fim de promover uma diferença significativa em seu meio.

Sob direção de Manoel Rodrigues, que propõe um modelo de gestão baseado nos princípios da governança sociocrática adotada também pelo nosso instituto, o projeto pedagógico da escola piloto do programa se propõe a construir uma nova modalidade de Educação Infantil. Diretamente conectada a cultura e história francesa, tendo o Michel Foucault, filósofo francês, como uma das referências do seu Projeto Político-Pedagógico, a escola recebeu até um prêmio do MEC pela experiência inovadora.

Mesmo diante dos desafios diários enfrentados como garantir o funcionamento da escola com olhar cuidadoso e carinhoso para as necessidades das crianças diante da falta de recursos necessários —, os 1400 alunos entre 4 a 11 anos serão diretamente beneficiados pelo desenvolvimento cultural vivenciado pela equipe pedagógica. 

O impacto que a indicação para a campanha Adotando Escolas teve neles foi terem percebido que não estavam sozinhos e isolados em meio à transformação que eles propõem. Ter um sentimento de comunidade e pertencimento às pessoas e instituições dispostas a fazerem uma diferença é essencial para se manter resiliente mesmo diante dos desafios diários enfrentados por uma escola pública na periferia de Guarulhos, como conta o diretor. 
Em relação à importância da língua francesa para a escola e como ela impactará toda a equipe e alunos, Manoel cita a influência da França na consolidação das ciências humanas e sociais. A linguagem também é um alicerce do pensamento. E a compreensão da cultura ocidental passa pela compreensão da cultura e da língua Francesa. Portanto, ter esse entendimento a partir da cultura e da história da civilização em que foram construídas essas vertentes abrange nossa compreensão da sociedade e nosso impacto enquanto centro sócio-educativo.” afirma.

As informações e inscrições para a campanha Adotando Escolas pelo Grupo IFESP podem ser encontradas em nosso site.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.