5 DICAS PARA APRENDER FRANCÊS DE FORMA RÁPIDA E EFETIVA

29 de janeiro de 2020
Por  IFESP

Aproveite as semelhanças entre as gramáticas do português e o francês, junte com as nossas dicas e voilà : logo você estará falando bem

A maioria das línguas latinas, como espanhol, italiano e francês, têm semelhanças gramaticais importantes, como tempos verbais, uso de preposições e pronomes, entre outros. Isso facilita muito o aprendizado do idioma para quem já fala português, pois não é necessário aprender uma lógica gramatical muito diferente (como é o caso de línguas como o alemão, por exemplo, que tem declinações ou inglês, que tem tempos verbais diferentes).

Nem tudo são flores, porém: para aprender de verdade, rápido e de forma definitiva, você não pode contar só com as semelhanças entre as línguas. Por mais que a gramática ajude, você precisa de um método de estudo que permita fixar conteúdos e dominar os detalhes do francês. Não sabe por onde começar? Então confira algumas dicas que vão ajudar muito você a tirar o máximo de seus estudos.

  • Defina metas

Mesmo idiomas considerados simples, para serem aprendidos com profundidade, demandam tempo e dedicação e, se você não se organizar, certamente vai deixar de render em seus estudos. Uma forma de evitar isso é definir metas de aprendizado, focando em áreas que você quer ou precisa mais, como compreensão de fala, leitura, conversação, escrita, etc. Isso ajudará a trazer resultados mais rápidos nas áreas de seu interesse, otimizando seu aprendizado.

  • Inclua francês nos hobbies

Gosta de séries? Filmes? Música? Então aproveite e consuma estes conteúdos em francês! Plataformas como Spotify e Netflix têm grandes acervos de materiais de alta qualidade na língua, e você pode aprimorar sua audição enquanto assiste a grandes produções e ouve música de qualidade.

  • Faça amizades

A tecnologia colocou o mundo na ponta de seus dedos, e isso significa que você pode conversar com gente do mundo todo para trocar experiências e conhecer mais de línguas estrangeiras, incluindo o francês. Já mencionamos uma vez em nosso blog sobre o uso do Whatsapp para interagir com outros estudantes e praticar.

  • Mantenha a regularidade

Por melhor que seja a aula, o tempo com o professor simplesmente não é suficiente para levar a um aprendizado rápido e efetivo; o esforço individual é o grande diferencial de quem aprende mais e melhor. Invista um tempo regular, nada excessivo, entre 30-60 minutos por dia, quando você poderá focar em exercícios voltados para suas metas e maiores dificuldades. 

  • Desafie-se

Não tem segredo: quanto mais você se expuser ao idioma, mais vai aprender. Não se limite a exercícios e conteúdos fáceis; aos poucos, comece a se aventurar por filmes, livros e outros materiais mais complexos, onde poderá explorar regionalismos, linguagem coloquial e expressões mais complexas. Com isso, você vai enriquecer seu vocabulário e acelerar seu aprendizado.

Estas são apenas algumas das muitas opções que você tem para aprender francês, mas lembre-se do principal: dedicação. Atenção e regularidade nas aulas, seguir o programa de exercícios e complementar os estudos com estas dicas são práticas que, com toda certeza, farão a diferença em sua evolução e vão permitir sua entrada no mundo francophone !

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.