Alpha Leadership I – Liderança em Tempos de Crise

7 de maio de 2020
Por  Alice Oliveira

Coordenar equipes, acelerar produtos relevantes e liderar uma organização já é por si um grande desafio, e com mudanças significativas acontecendo em todo o mundo nesse período de crise, o IFESP lançará uma série de posts tirando o foco do problema e trazendo soluções e eficiência para lidar com o momento da maneira mais inteligente e estratégica possível.

Alpha Leadership

O livro Alpha Leadership, de Anne Deering, Robert Dilts e Julian Russell, é um dos principais guias norteadores de nossas decisões, traz o alicerce de uma liderança de impacto e bem sucedida em meio a um mundo em constante transformação nas dinâmicas de trabalho e nas relações interpessoais.

Na essência do livro, estão as premissas de: antecipar, alinhar e agir. É isso que vamos compartilhar pelas próximas semanas para que não só nossos leitores, mas também parceiros, RHs, gestores e líderes de organizações possam se inspirar nessa cultura de promover mudanças positivas para o ecossistema interno (da empresa) e de toda a sociedade.

Sendo um Hub cultural e linguístico entre o Brasil e a Europa, o IFESP acompanhou de perto todas as medidas de prevenção ao COVID-19 que o velho continente estava tomando para que estivéssemos preparados para lidar de forma assertiva com a situação no Brasil. Em 11 de Março já estávamos testando toda sua equipe para trabalho em home office e pontuando quaisquer necessidades do time, como material de escritório, cadeiras, aparelhos, etc.

Aplicando as lições de liderança do livro e aprendendo ao agir na prática durante a crise, as medidas de prevenção à saúde tanto dos colaboradores quanto da sociedade já vinham sido planejadas há algumas semanas. Estávamos antecipando o que estaria por vir, traçando cenários e observando como a Europa e o mundo lidavam com a pandemia. Nos preparamos enquanto as coisas estavam tranquilas para agirmos com precisão quando a situação estivesse crítica.

Ao estudar a história, livros, depoimentos de ex militares e pessoas que participaram de grandes provas e períodos de stress e conflitos, pontuamos obstáculos que algumas pessoas poderiam ter, como a possível ansiedade ou sentimento de solidão por exemplo, e já preparamos as soluções para esses desafios.

Antecipar

Começamos com treinamento de remoto por alguns dias, e quando tomamos a decisão toda a equipe já havia ensaiado e criado um cenário ideal para melhores resultados em home office, otimizando o tempo de adaptação e ganhando mais produtividade. 

Após antecipar os principais obstáculos e traçar soluções, o 2º passo de Alpha Leadership entra em vigor: o alinhamento, que ilustraremos no próximo post as medidas e ações implementadas na prática para que essa mudança fosse a melhor possível para nossos colaboradores e para toda a comunidade impactada pelo IFESP

Fique por dentro dos próximos capítulos assinando nossa newsletter na caixa no fim da página para receber notificações de toda a jornada.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.