5 passos para se destacar no mercado e impulsionar sua carreira

16 de março de 2021
Por  Alexandrine Brami

Encontrar um bom trabalho pode não ser uma tarefa fácil:  a concorrência por bons empregos é bastante acirrada, e os processos seletivos seguem cada vez mais exigentes. Assim, é preciso uma boa dose de resiliência, assertividade  e autoconhecimento na hora de buscar aquela vaga que fará os seus olhos brilharem. 

 

Neste artigo, compartilhamos algumas dicas que contribuirão para sua  jornada profissional. Não deixe de conferir!

 

1 ) Conheça-te a ti mesmo

 

Esta é uma questão fundamental mesmo antes de começarmos a jornada em busca do trabalho ideal. Por isso, procure fazer uma autoanálise, observar suas características pessoais, gostos, valores, habilidades e motivações. Reflita sobre sua jornada até aqui, os aprendizados obtidos, seus pontos fortes, e aqueles pontos em que você ainda pode melhorar. 

 

Uma excelente ferramenta para te auxiliar neste processo de autoconhecimento é o Business Model You, que tem por objetivo contribuir para com aqueles que querem encontrar o seu propósito e redefinir a  sua carreira. Com ele, é possível construir, em uma única página, um modelo de negócios pessoal; esse tipo de conhecimento servirá, então, de base para as definições de seus próximos objetivos.

 

2) Analise o mercado

 

É importante conhecer quais são as necessidades do mercado, que tendências estão em alta na sua área de atuação, e o que as empresas estão buscando dos profissionais com seu perfil. 

 

Como ferramenta para acompanhar estas tendências e investigar o mercado, indicamos o uso do  Linkedin, a maior rede profissional do mundo. Lá, você poderá estabelecer conexões com profissionais de diferentes áreas e acompanhar quais são os assuntos em destaque no momento. 

 

No Linkedin Notícias, uma redação global formada por mais de 75 jornalistas, é possível obter informações importantes sobre o mercado de trabalho e suas tendências atuais. Através dessa visão mais analítica, você poderá reunir valiosos saberes que irão contribuir na hora de traçar suas estratégias profissionais. 

 

 

3) Defina seus objetivos

 

Para que se obtenha uma maior clareza nos rumos de seu desenvolvimento profissional, é importante definir os seus objetivos, ou seja, identificar aonde se quer chegar e em quanto tempo. Nesse aspecto, uma metodologia bastante útil para tirar os seus objetivos do papel é a definição de metas SMART.

 

Este é um método bastante eficaz, no qual propõe-se que as metas estabelecidas sejam : específicas (S); mensuráveis (M); atingíveis (A); relevantes (R); e temporais (T). Essa metodologia facilita, assim, a criação de diretrizes realistas para o seu negócio pessoal.

 

4) Crie e aplique a  sua estratégia

 

Com os objetivos e metas definidos, você já pode desenvolver sua estratégia, criando caminhos e formulando ações para atingi-los. Para tanto, leve em consideração os seguintes passos:

 

4.1 )  Monte um bom currículo 

 

Parte fundamental desta estratégia deve ser a construção do seu currículo; ele  deve ser bem escrito, conter informações bem organizadas, e contar com um design simples e agradável. Seja sincero, objetivo e mantenha as informações atualizadas; reforce também suas habilidades, sem esquecer, é claro, de expressar  seu objetivo.

 

 

4.2) Fortaleça o seu Network  

 

Cultivar uma boa rede de contatos profissionais é muito importante para quem quer crescer na carreira. As chances de encontrar boas oportunidades profissionais são maiores para pessoas que cultivam um bom networking. 

 

Muito mais do que a quantidade de pessoas em sua rede de contatos, é essencial cuidar da qualidade de sua rede e de seu relacionamento com essas pessoas. No IFESP, possuímos uma comunidade ativa de ex-alunos com mais de  6.000 profissionais diplomados nas melhores universidades do mundo, além de mais de 600 parceiros de negócios!

 

4.3) Cuide do marketing pessoal 

 

Em um mercado de trabalho ultra competitivo, é preciso se esforçar para atrair maior atenção para o seu perfil profissional. Fortalecer a sua imagem pessoal é, portanto, muito importante, pois te ajuda a ganhar visibilidade e transmitir credibilidade ao mercado. 

 

Além disso, torne seu trabalho público, deixando-o acessível para que os empregadores possam o conhecer. Nesse sentido, vale a pena investir na criação de portfólios, artigos e afins, que mostrem não só suas competências, mas como você as aplica em contextos profissionais. Afinal, não basta ser bom no que se faz, se você apenas o fizer em segredo. Para ser contratado, os empregadores precisam saber que você é bom em seu  trabalho, então divulgue-o. 

 

Uma excelente maneira de fomentar o seu marketing pessoal é, mais uma vez, investir no bom uso do seu Linkedin, rede social de negócios que conta com 200 milhões de usuários no mundo. Garanta, então, que o seu perfil nesta rede seja eficiente em passar uma boa imagem profissional da sua pessoa!

 

4.4)  Qualifique-se 

 

Para aqueles que buscam expandir as suas oportunidades, a qualificação é essencial. Seja para encontrar um novo emprego, abrir um novo negócio, ou se desenvolver em sua profissão, a qualificação em habilidades importantes contribuirá e muito para seu crescimento.

 

Além das formações acadêmicas, ser proficiente em dois ou mais idiomas torna o profissional mais desejável no mercado de trabalho, e pode ser um fator decisivo na hora de encontrar melhores empregos. Um novo idioma aumenta sua capacidade de atingir pessoas de diferentes nacionalidades e de diferentes partes do mundo, que podem agregar muito à sua vida profissional.

 

5)  Negocie com seu empregador um Vale Outplacement Digital 

 

Caso esteja saindo de uma empresa, e se depare com o medo e  incertezas na hora de se recolocar no mercado de trabalho, você pode negociar com seu empregador acesso a um serviço de outplacement digital, para te ajudar no processo de recolocação profissional. 

 

Esta é uma solução benéfica tanto para os colaboradores, que são beneficiados diretamente pelos serviços oferecidos, quanto para os empregadores, que podem solidificar a imagem de sua marca reforçando seu compromisso com a responsabilidade social ao apoiar seus ex- colaboradores.

 

Nós do IFESP, em parceria com o Vagas Online, criamos um serviço de Outplacement Digital que as empresas podem contratar para oferecer aos seus ex-colaboradores, o voucher de Vale Recolocação. Com esta solução,  os empregadores oferecem aos seus ex-colaboradores assistência profissional na busca de novas oportunidades, e a assinatura de um curso online de inglês 100% digital, oferecido pela Iron English. Através desta qualificação, é possível aumentar as suas chances de conseguir aquele tão sonhado emprego!

 

Quer conhecer mais sobre este serviço? Contate-nos por meio do e-mail a seguir: parceria@ifesp.com.br

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Autora: Marina Germano

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