5 Tendências de Profissões do Futuro

10 de março de 2021
Por  IFESP

Estamos testemunhando uma aceleração das principais tendências do futuro em relação ao mercado e aos modelos de trabalho devido, principalmente, à pandemia do Covid. O seu desenvolvimento de carreira deve estar à frente das mudanças que estão por vir, para isso selecionamos depoimentos de experts no segmento de recrutamento de talentos, reports do Fórum Econômico Mundial, insights de pesquisas do Linkedin e outras empresas, para compartilhar 5 tendências das profissões do futuro e como você pode se preparar para isso desde já.

Alguns fatores influenciarão a forma como este novo movimento acontecerá e suas consequências; dentre eles:

  1. A digitalização criada pelo humano que está pouco a pouco substituindo ele mesmo. 
  2. A globalização, que de um lado permitiu a mobilidade internacional de talentos, ideias e sistemas; e por outro, disseminou guerras, doenças e crises. Já debatemos no blog o futuro do mercado internacional, e neste artigo explicaremos sua influência no mercado de trabalho.
  3. Além disso, percebemos um impulso em direção a um futuro mais sustentável e equilibrado.

A seguir as 5 tendências para seu desenvolvimento de carreira de acordo com as profissões do futuro, baseadas no World Economic Forum.

Não é surpresa, mas as habilidades tecnológicas dominam

A tendência será que a tecnologia irá, sim, substituir muitos empregos que são feitos de modo mais braçal e que não demandam tanta complexidade de atenção dos humanos. Isso já acontece, por exemplo, com caixas automáticos de supermercado que já existem em muitos países desenvolvidos. 

Além disso, o futurista Ian Pearson vê a impressão 3D, a IA e a robótica como três principais pilares dessa revolução tecnológica. 

No que se tange carreira e desenvolvimento dos profissionais da atualidade, a demanda futura de empregos não será tanta por hard skills em tech. Porém, os trabalhos a surgir exigirão habilidades técnicas básicas, como alfabetização digital, web design ou design gráfico. Até mesmo os setores de marketing e vendas exigirão um entendimento básico de Inteligência Artificial. 

Além de investir no treinamento nos assuntos citados, é essencial estar sempre se atualizando em novos conteúdos de relevância da sua área, que são em sua maioria em línguas estrangeiras, principalmente o inglês.

Em contrapartida, a mesma tecnologia nos trará a oportunidade de explorar novas dimensões de nossas habilidades profissional e humana. 

Papéis que exigem mais habilidades centradas no ser humano são igualmente importantes

Habilidades como criatividade, capacidade de persuasão e colaboração, estão no topo da lista das habilidades mais requisitadas para as organizações no futuro. 

O report do Fórum Econômico Mundial de 2020 selecionou os papéis chave para a nova economia, que estão essencialmente centrados nas profissões que cuidam de pessoas, apóiam o planeta, gerenciam novas tecnologias e comunicam produtos e serviços. 

São essas: profissões que cuidam do ser humano, Green Economy, People & Culture; dados e IA, engenharia e computação em nuvem, desenvolvimento de produtos; vendas, marketing e conteúdo; ciência e saúde e da infraestrutura digital. 

Um setor em especial cujo desenvolvimento de carreira ganha ainda mais espaço no mercado de trabalho do futuro é o de enfermagem. Esta função requer  um contato humano de zelo e acolhimento, além de um alto nível de inteligência emocional. 

Por isso, por mais avançada que seja a tecnologia de uma máquina ou IA, essas funções que exigem um contato humano são insubstituíveis. 

A área de enfermagem está em incrível ascensão no mercado internacional, com inúmeras oportunidades de emigração para países desenvolvidos, como o Canadá por exemplo. 

Os setores com maior crescimento

O Fórum Mundial de Economia também mostra um crescimento nos papéis em especialistas em aquisição de talentos, produção de conteúdo e assistentes de mídia social entre as profissões que mais crescem. 

Além disso, novas demandas surgem para se aliar ao setor de tecnologia, unindo o melhor das habilidades exclusivamente humanas e a eficiência dos robôs: o setor de RH, vendas e especialistas em sucesso de clientes. 

Essas funções, além de dependerem de um conjunto de habilidades interpessoais, requerem mais uma vez especialização e treinamento na área. A tendência será cada vez um maior intercâmbio de pessoas, conhecimentos e processos entre instituições internacionais. 

De oportunidades de intercâmbio em uma universidade no exterior a uma chance de uma vaga em uma multinacional, aprender idiomas é um meio, e não o fim para conquistar seus objetivos.

Quem você conhece – sua rede – ainda é importante

Oo networking internacional pode abrir portas no mercado global, além de facilitar a mobilidade entre pessoas e sistemas. 

No IFESP, sempre acreditamos em engajar para treinar. Um exemplo disso é o Social Learning como forma de motivar e aumentar a curva de conhecimento dos alunos de forma colaborativa através da partilha de experiências, insights e co-criação do conhecimento. 

Demanda por habilidades acima da média em Customer Success e Call Center

Com a atomização de diversos papéis, um maior intercâmbio de pessoas e sistemas, muitas profissões ditas entry level passarão a ser mais exigentes.

O setor de teleatendimento e telemarketing está requisitando profissionais bilíngues para o time. Isso, por que  o mercado tem crescido no Brasil devido ao crescimento da economia nos últimos anos.

A realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, fez com que empresas estrangeiras se voltassem para América do Sul em busca de parcerias. Dessa forma, abriram inúmeras oportunidades no Brasil. 

O público dessas empresas hoje, em sua maioria, é estrangeiro. Por isso, destaca-se e tem possibilidades de crescimento e promoções quem tem competência de fala e escrita corretas em outro idioma.

De acordo com report do British Council, apenas 5% da população brasileira fala idiomas

Os 95% da população que não tem capacitação linguística sentem no bolso, pois quem é fluente em idiomas ganha mais da metade do salário dos profissionais que falam apenas o básico de um idioma. 

O futuro do trabalho é agora.

Até 2030, é possível dizer que de 8 a 9% dos trabalhos demandados ainda não existem. Sair na frente no seu desenvolvimento de carreira quer dizer investir desde já em capacitação em soft skills, na aculturação digital e na capacidade de se comunicar e negociar com todos. 

Estamos pouco a pouco entendendo o significado de tecnologia estimuladora, ao invés da disruptiva. Principalmente no período de quarentena e isolamento social, as ferramentas tecnológicas de conexão que temos hoje foram essenciais para manter o engajamento de times, o aprendizado a distância e a união de pessoas globalmente em prol de vencer o desafio da pandemia.  

9 em cada 10 empregos exigirão habilidades digitais no mercado profissional do amanhã. O ensino a distância e as ferramentas de estudo e trabalho remoto serão essenciais para facilitar essa adaptação ao formato digital que norteará o futuro do trabalho.

Investir no desenvolvimento de carreira constantemente é essencial para se manter relevante em um mercado ultra competitivo e cada vez mais dinâmico e complexo do que o atual.

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