Quarentena Produtiva: 3 Formas de se Beneficiar do Isolamento

1 de junho de 2020
Por  Alice Oliveira

Muitos países da Europa, Ásia e Oceania pouco a pouco estão abrindo suas fronteiras e voltando à sua nova realidade, o Brasil é um dos países que continua confinado devido ao CV19. Enquanto muitas publicações enfatizam as medidas de segurança, o objetivo deste artigo é realçar como podemos fazer uma quarentena produtiva, lidando com criatividade com a pandemia e vendo o período de confinamento como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional. 

Para isso, o IFESP selecionou 3 dicas para você usar o período de isolamento de forma produtiva para conquistar seus objetivos.

Aproveite a reclusão para se desenvolver e capacitar-se profissionalmente

Ficar sozinho não é sinônimo de solidão. Esse momento é mais do que tudo uma oportunidade de se conhecer e desenvolver-se, para voltar para o mundo após o fim da quarentena mais consciente de si, de suas ações e de como você pode impactar a sociedade de forma construtiva: com maior empregabilidade e mais oportunidades de intercâmbio, viagens e estudos.

Seja estudando, trabalhando, meditando, o auto-conhecimento pode vir de diversas formas, até mesmo aprendendo coisas novas… 

Com as horas economizadas de percurso ao trabalho, este tempo livre pode ser usado de forma produtiva para ganhar vantagem competitiva em um mercado de trabalho que estará mais acirrado do que nunca após a crise. 

Sairá na frente quem pensa de forma inovadora e está à frente do seu tempo. Em meio a incertezas sobre o futuro, esse é o tempo de desenvolver-se para um cenário sócio-econômico-cultural sem precedentes. Nós já falamos das vantagens de falar línguas estrangeiras não apenas para o mercado de trabalho, mas também pela riqueza cultural conquistada através dos estudos. 

Hoje mais do que nunca precisamos de resultados assertivos e alinhadas às demandas de um mundo em constante evolução. O diferencial do IFESP é unir o aprendizado de línguas com conhecimento aplicado para o mundo dos negócios e o meio acadêmico, visando resultados a curto prazo

A imersão cultural também é um fator essencial para assimilação do conteúdo contextualizado e para objetivos que realmente importam. Através de nossos cursos de especialização e aulas ao vivo focadas na prática de conversação sobre temas de interesse, os alunos ficam a par de temas da atualidade do mundo, e se preparam para situações reais do cotidiano. 

Durante a quarentena, você pode se formar em um nível de idioma no IFESP! Em tempo recorde você voltará para o mercado de trabalho com ainda mais expertise em negócios internacionais e com todas as capacitações em uma língua estratégica como o francês. E para aproveitar a quarentena com produtividade, ainda oferecemos 60% OFF no curso para você.

A quarentena é uma precaução à saúde, e embora ela possa mexer com as rotinas de trabalho e dinâmicas sociais, isso não significa ficar ocioso nem ficar sozinho.

Mesmo com a distância, aproveite para se aproximar…

Por mais que algumas pessoas se sintam solitárias nesse período, essa também é uma ótima oportunidade para ligar para aquele ente querido, para um amigo que você não fala há meses, ou até mesmo a praticar o idioma que você vem estudando. O isolamento social não é sinônimo de solidão; e inclusive, manter-se perto das pessoas queridas, principalmente amigos, pode aumentar sua produtividade no trabalho e estudos. 

Graças à revolução digital que testemunhamos desde as últimas décadas, hoje nós estamos a um clique de distância de ver um parente que esteja longe, e também temos em mãos recursos para conhecer pessoas, lugares e assuntos que normalmente nunca teríamos a chance de conhecer! 

Hoje é possível fazer visitas a museus gratuitamente, realizar vídeo chamadas para conectar um grupo de amigos ou toda a família, e até conhecer pessoas através de aulas ao vivo, fóruns de discussão e grupos online.

Por isso, nós decidimos agregar como bônus ao Plano Premium as Aulas ao Vivo para que nossa comunidade pudesse se conectar entre si, trocando ideias e tecendo relações além da escola

Esta forma de aprendizagem através do social learning une talentos e fomenta um impacto ainda maior no mundo através do compartilhamento e troca de informações, cultura e expansão da mente. 

Assim, cada pessoa poderá criar suas próprias oportunidades, proporcionando experiências de inclusão e uma rede de networking que transcende barreiras linguísticas e territoriais. Esse é o real significado da nossa missão em ir além dos idiomas. 

Faça uma Pausa

Essa pode parecer uma sugestão contrária ao título deste artigo, mas na verdade o ócio pode ser muito mais benéfico do que trabalhar e estudar por horas sem parar. Os italianos prezam pelo seu “dolce far niente”, ou “a doçura em não fazer nada”. Assim como o famoso ‘savoir vivre’ francês, exemplifica bem como os europeus “sabem viver” (em tradução literal da expressão francesa). 

Enquanto o aumento de busca por cursos online no Brasil aumentou em 127%  durante a quarentena, de acordo com o Google, experts também indicam o  equilíbrio entre o ser & fazer para manter o bem estar e a produtividade. 

O professor o professor de ciências políticas da Universidade de Toronto, Aisha S. Ahmad, que já vivenciou diversas situações caóticas de guerra e crises, fala do porquê não devemos priorizar a produtividade, mas sim o cuidado emocional acima de tudo para lidar com o período.

Muitas vezes, o ócio criativo pode tornar sua quarentena produtiva muito mais do que uma to do list repleta de atividades. 
Portanto, procure adaptar sua nova rotina otimizando seu tempo para o desenvolvimento pessoal e capacitação profissional, mantendo o contato com seus colegas de trabalho e entes queridos, e ainda cultivando o equilíbrio entre esses elementos. Enquanto a quarentena é uma medida de prevenção à saúde, o objetivo também é sair dela melhor do que entramos.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.