Educar, uma gentil forma de cuidado

2 de dezembro de 2020
Por  Alexandrine Brami

Como sociedade, vivemos um momento sensível. Todos, em diferentes graus, sentimos os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus: altos níveis de ansiedade, crise econômica a nível global, sentimento de medo, frustração, vulnerabilidade e luto por aqueles que se foram, tudo isso afeta milhares de pessoas a redor mundo.

 

As empresas também, em sua maioria,  sofreram  grandes impactos com esta crise. Muitas tiveram que fechar suas portas, e/ou descontinuar diversos postos de trabalho. Situação essa que agravou a crise do desemprego no país, criando condições difíceis para aqueles que tiveram cortes em suas fontes de renda, e acabaram por ser colocados em situações de vulnerabilidade financeira e social.

 

E se é verdade que há muitas coisas em nossas vidas que não controlamos; existem, todavia, ainda algumas boas atitudes que podem ser tomadas, para cuidarmos de nós mesmos e daqueles que nos cercam. E isso se aplica também às empresas: é possível estender esses cuidados aos colaboradores que não mais constituirão nossas equipes, em honra à experiência agregada por esses à companhia. 

 

Nesse sentido, a investir na formação de ex-colaboradores pode ser a melhor e mais eficiente solução, a fim de amenizar os desgastes gerados por esses momentos difíceis. tanto para o empregador quanto para o profissional. Quer saber como? Então, continue esta leitura!

 

 

Prática GPTW : Cuidar!

 

 

Para empresas que desejam ser vistas como um excelente lugar para se trabalhar, ganhando a confiança de seus colaboradores e tornando-se mais atrativas para os melhores talentos, é importante cuidar de CUIDAR.

 

Prática fundamental para uma excelente gestão de pessoas, segundo a Great Place to Work, consultoria global referência em boas práticas de RH,  que acredita que toda empresa, de qualquer tamanho, pode ser um excelente lugar para se trabalhar. Para isso, é importante que as empresas cuidem não apenas de seus negócios, mas também — e, na verdade, principalmente —  de seus colaboradores.

 

 

O cuidado em toda a jornada 

 

 

Mesmo quando for inevitável encerrar um contrato de trabalho, ao adotar uma postura humanizada, conduzindo com dignidade o processo de desligamento de colaboradores, as empresas reforçam o seu compromisso com a sociedade e podem contribuir, e muito, com o futuro dos profissionais. 

 

Uma excelente forma de oferecer assistência a um ser humano, no momento de encerramento de seu contrato profissional, é disponibilizar ferramentas para que ele se desenvolva como ser e profissional. 

 

Investimento em educação linguística

 

O aprendizado de um novo idioma pode abrir muitas portas para os aprendizes. O domínio de um idioma estrangeiro é um diferencial no currículo dos profissionais e sonho de muitas pessoas. Por possibilitar o contato com outras culturas, ideias e estudos, facilitar o acesso à aprendizagem para aqueles que estão em busca de se recolocar no mercado de trabalho é uma atitude responsável e gentil. 

 

Uma solução em curso de idiomas é, portanto, um dos benefícios chave que podem ser oferecidos de forma 100% digital e com um plano de assinatura em um serviço de Outplacement Digital.

 

Uma nova tendência em RH

 

Uma tendência do setor de RH, que já é bastante popular nos Estados Unidos, o Outplacement Digital é um serviço  que vem sendo adotado por muitas empresas,  visando oferecer aos ex-funcionários, no momento de seu desligamento, amparo e apoio em sua recolocação profissional. 

 

Com o objetivo de aumentar as chances do funcionário de conquistar um novo emprego, o programa trabalha para inscrever, por meio de um robô, os candidatos em vagas de acordo com seu perfil. Assim, até quando o candidato está fora da internet ou dormindo, o robô busca vagas para retirar o ex-empregado da estatística do desemprego. 

 

A empresa também pode oferecer assistência aos profissionais por meio de um serviço de concierge de emprego, disponibilizando profissionais para que  possam esclarecer dúvidas como: Como se preparar para uma entrevista? Como preencher o currículo? Devo ou não colocar essa ou aquela experiência? Informações que irão contribuir com o colaborador nesta jornada.

 

Munindo os profissionais de informações importantes e conhecimentos que destacam o seu currículo, é possível contribuir com ele, para que a conquista de um novo emprego venha de forma mais rápida, minimizando os possíveis danos. 

 

O IFESP atua na recolocação profissional

 

Foi pensando nisso que nós, do IFESP, em parceria com o Vagas Online, desenvolvemos o programa de Outplacement Digital- Vale recolocação. Com ele, as empresas poderão disponibilizar um voucher para os colaboradores desligados que permitirá o acesso desses à plataforma de ensino de inglês 100% digital, a Iron English, curso de inglês online do grupo IFESP. 

Junto a este serviço, o Vagas Online oferece ainda um sistema de inscrições em vagas por meio de um robô, e um serviço de  concierge de emprego para esclarecimento de dúvidas dos candidatos.

 

Confira aqui nosso programa completo e como nos contratar!

 

Quer conhecer mais sobre a nossa escola de inglês 100% digital? Visite nosso site

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.