Alpha Leadership II : Liderança Durante a Crise

18 de maio de 2020
Por  Alice Oliveira

Esta é a continuação de uma série de posts sobre liderança durante a crise e medidas criativas para mitigar os efeitos deste período de instabilidade que o mundo está passando devido ao Covid. Confira o primeiro post da série Alpha Leadership e continue acompanhando as dicas.

O objetivo desta série é trazer clareza para um período de incertezas, e inspirar insights de como podemos lidar com as mudanças que estão acontecendo no mundo de forma estratégica, para que cada pessoa e organização possam ter um maior impacto positivo na sociedade

Nós norteamos as ações de contenção de risco inspirados pelo livro Alpha Leadership, de Anne Deering, Robert Dilts e Julian Russell; que traz os pilares de uma liderança de sucesso Mencionamos no post anterior como o IFESP soube antecipar as medidas necessárias para o momento que estava por vir. Prevemos cenários de crise e adaptando toda a equipe para o home office muito antes da população e do governo tomarem consciência da urgência do problema.  

As premissas da liderança Alpha

Antecipar, alinhar e agir são os pilares do livro. Nós antecipamos que em período de isolamento algumas pessoas podem se sentir ansiosas e sozinhas. Por isso, criamos um sistema de check in em que o setor de RH contacta cada funcionário algumas vezes por semana. As pessoas mais sensíveis são direcionadas para uma sessão de quick coaching com nossos profissionais capacitados. 

Alinhar

A segunda premissa é alinhar, e para isso criamos uma célula de gestão de crise reduzida ao núcleo de managers para tomada de decisões mais rápidas. Mantemos a conexão com todo o time através de mensagens motivadoras postadas diariamente em nosso grupo no Whatsapp. Temos reuniões semanais pelo Zoom para anunciar decisões tomadas em C-level, sentir o pulse de cada membro da equipe, compartilhar quick wins de cada área e celebrar juntos. No término da reunião, cada um compartilha com o grupo como se sente. Das palavras citadas forma-se uma nuvem que nos lembra de onde partimos e como estamos evoluindo enquanto grupo. 

Pulse do time IFESP

Este alinhamento visando uma liderança de sucesso durante a crise é embasado no conceito de organizações exponenciais, englobando tanto o círculo interno formado pela equipe, quanto o primeiro círculo externo composto pelos nossos alunos, clientes, parceiros e seguidores. Assim como o terceiro círculo externo formado por todos que ainda não conhecem a nossa marca, compartilhando insights do mercado e disseminamos nossa cultura e boas práticas. 

Intensificamos nossa comunicação em português e francês com nossos clientes e em todas as nossas redes sociais. Estamos produzindo conteúdo atual de qualidade com o objetivo de informar e impactar positivamente o maior número de pessoas no Brasil e no mundo

Nós vemos a importância da nutrição do senso de comunidade em meio a períodos de isolamento social. Para isso, nutrimos toda a nossa rede com o que for necessário para seu bem estar, saúde, integridade e aperfeiçoamento. Por isso somos ativos em nosso grupo de networking internacional no Linkedin, e presentes em todos os momentos da nossa equipe.

De agora em diante, a palavra de ordem é AÇÃO. Exemplificaremos no próximo post como o IFESP está agindo em prol do Brasil, trazendo apoio para o contínuo crescimento dos brasileiros em um cenário de incertezas.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.