Outplacement digital: uma solução humana para o desligamento de colaboradores

19 de novembro de 2020
Por  Alessandra

Em um cenário de instabilidade econômica, agravada pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas sofreram abalos financeiros, sendo levadas a remanejar sua força de trabalho e descontinuar alguns de seus postos de serviço. Essa situação culminou por agravar o problema social do desemprego no Brasil, que atinge, hoje, 12,8 milhões de pessoas, segundo o IBGE

 

A perda de um emprego, é sabido, pode gerar igualmente um alto nível de estresse nas pessoas, além de um sentimento de desamparo, vulnerabilidade financeira e baixa autoestima do profissional. 

 

Visando, portanto, minimizar tais impactos negativos, algumas empresas estão adotando estratégias em recursos humanos para apoiar o profissional neste momento tão delicado. Uma das principais soluções, nesse sentido, tem sido oferecer acesso a um serviço de Outplacement aos seus ex-colaboradores.

 

Se você ainda não está familiarizado com este processo de Outplacement, e não conhece a fundo as maneiras através das quais ele pode contribuir para a redução do impacto do desemprego na vida dos profissionais que um dia foram muito importantes para a sua empresa, continue a leitura deste artigo!

 

Você sabe o que é Outplacement?

 

O Outplacement é uma solução que auxilia o colaborador que está saindo de uma empresa na obtenção de um novo emprego ou na  transição para uma nova carreira.  Tendência atual  de RH no mundo,  o outplacement surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, com o intuito de oferecer suporte a executivos,  especialmente dos setores aeroespacial e de eletroeletrônicos, que estavam em crise naquele momento. 

 

Atualmente, o mercado de transição de carreira com serviços de Outplacement, de acordo com a Forbes, movimenta U$ 5 bilhões ao ano. No Brasil, a solução passou a ser adotada por algumas empresas nos meados dos anos 80, e tem colaborado com a recolocação de diversos profissionais ao mercado de trabalho. O acesso a este serviço é oferecido por algumas empresas como um benefício para seus colaboradores, com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias.

 


Conheça os benefícios oferecidos pelo Outplacement

 

A solução mostra-se benéfica tanto para o colaborador, quanto para o empregador. Ao oferecer apoio e assistência para recolocação do profissional no mercado, a empresa cuida para que seus ex-colaboradores passem pelo processo de desligamento de forma mais pacífica em termos financeiros, emocionais e de relacionamento profissional.

 

Este apoio pode ser oferecido de diferentes maneiras, seja orientando os profissionais em todo o processo de recolocação no mercado de trabalho, auxiliando-os na busca de vagas correspondentes com o seu perfil, ou ainda oferecendo capacitação em habilidades importantes para o mercado, tornando-os assim mais atrativos para  outras empresas. 

 

As orientações e capacitação oferecidas podem também ser úteis para aqueles que desejam seguir outros caminhos após a demissão, como abrir seu próprio negócio ou mudar de área de atuação. 

 

Este serviço tem como objetivo minimizar os impactos econômicos e psicológicos gerados ao colaborador e seus familiares. E para as empresas, contribui na construção de uma reputação positiva,  por demonstrar a preocupação e cuidado com seus profissionais, e consideração pelos serviços prestados. 

 

Benefícios para o Colaborador :

 

  • Redução do estresse e ansiedade.
  • Melhora a imagem do profissional perante ao mercado.
  • Contribui para que os currículos sejam enviados de forma mais assertiva.
  • Reduz o tempo de recolocação no mercado de trabalho.
  • Capacitação em habilidades importantes para crescimento  profissional.

 

Benefícios para empresas: 

 

  • Reforça o compromisso da marca com a responsabilidade social.
  • Reduz a incidência de processos trabalhistas.
  • Melhora o clima organizacional.

 

Pensando nisso, nós do IFESP, em parceria com o agregador de vagas Vagas Online, desenvolvemos uma solução inovadora, o Vale Recolocação, com foco em Emprego + Inglês, para que as empresas possam acelerar a recolocação dos profissionais que não mais fazem parte da sua equipe.

 

O colaborador desligado recebe um voucher que dá acesso a vários serviços tais como: 

 

  • Nicolle, sua robô virtual: com a ajuda da Nicolle, o candidato é inscrito automaticamente em vagas de trabalho que tenham seu perfil. Assim, até quando o profissional está fora da internet ou dormindo, a inteligência artificial da Nicolle o ajuda na busca de vagas para retirá-lo da estatística do desemprego.

 

  • Concierge de emprego: acesso a profissionais para esclarecimento de dúvidas referentes ao preenchimento do currículo ou como se comportar em uma entrevista de emprego, aumentando, assim, as chances de reinserção do profissional no mercado de trabalho. 

 

  • Dashboards de empregabilidade: o candidato pode ver suas chances de passar em uma vaga de emprego, ou ainda ficar sabendo de ofertas de formação que podem colaborar para sua admissão em processos seletivos.

 

  • Curso de inglês 100% online: oferecido pela Iron English, escola de inglês online do IFESP, o candidato tem acesso à formação linguística necessária para tornar-se fluente em língua inglesa e, assim, ainda mais preparado para as demandas globais do mercado de trabalho.

 

Quer oferecer um processo de desligamento humanizado aos seus ex- colaboradores? Contate-nos: parceria@ifesp.com.br.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.