Soluções em T&D para Otimizar o Tempo do RH

31 de agosto de 2020
Por  Alice Oliveira

O setor de RH de uma empresa tem o grande papel de administrar e nutrir um dos ativos mais valiosos de uma empresa: suas pessoas. Entretanto, esta área em muitas organizações ainda é responsável por questões burocráticas e administrativas, gastando tempo e minando a rotina da equipe para dar atenção às áreas mais estratégicas, como o desenvolvimento e a manutenção do clima organizacional. Com processos ineficientes, todos esses gargalos no setor impedem os profissionais de executar sua principal tarefa: nutrir e gerenciar os colaboradores. 

Em contrapartida, um novo movimento está em ascensão no meio da gestão de pessoas: o RH estratégico, ou o 4.0. Este usa a tecnologia para automatizar processos, facilitando a tomada de decisões com maior agilidade e eficiência. 

O RH, por ser um elo entre os colaboradores e a empresa de maneira 360°, já tem um papel estratégico de motivar e promover a capacitação profissional da equipe para que ela caminhe em direção aos objetivos da empresa.

Assim, o setor de recursos humanos está passando por uma transição de um papel de fiscalização, para um mais estratégico na gestão de pessoas. 

 

Cultura Organizacional com Foco nas Pessoas 

 

Pensando no crescimento da empresa, são as pessoas que irão garantir a qualidade dos processos. Este setor de RH 4.0 entende a importância do desenvolvimento contínuo de seus colaboradores através de treinamentos corporativos. 

 

Investir na capacitação dos colaboradores é investir diretamente no crescimento da organização. 

 

A otimização desses processos de gestão dos treinamentos corporativos ajudará o RH a sair de funções operacionais, mantendo o comprometimento com as entregas e resultados para o setor e para a empresa como um todo. 

Neste post, exemplificaremos algumas estratégias para otimizar o trabalho do RH em se tratando de T&D, garantindo mais eficiência e resultados tangíveis na gestão de talentos da sua organização.

 

People Analytics 

 

No IFESP, por exemplo, nosso RH também está passando por uma reestruturação e garantindo um posicionamento mais estratégico. Sendo movidos pelo desenvolvimento e inovação como alguns de nossos valores norteadores, a própria equipe do IFESP não poderia ser diferente. 

Os gestores de pessoas do Grupo passam por treinamentos com metodologia Sólides para analisar o potencial de cada colaborador através de people analytics; uma revolução no RH que utiliza a análise de dados para traçar o perfil comportamental dos colaboradores, desafios a serem superados e potencial de crescimento. Nossos gestores têm acesso a dados que se transformam em insights para desenvolver talentos.

Assim, é possível fazer o acompanhando do progresso de cada colaborador por meio de métricas e KPIs indicadores do desenvolvimento tanto de soft quanto hard skills ao longo do tempo de contribuição de cada pessoa na empresa. 

 

Gestão de desempenho digital

 

Este foi o mindset de inovação e excelência que levamos para nossas soluções corporativas em treinamento em idiomas. 

People analytics garante otimização do tempo do RH, tendo acesso ao melhor que a tecnologia tem a oferecer, podendo aproveitar seu tempo cuidando de um dos ativos mais valiosos da empresa, que é seu capital humano. 

Solucionando uma grande dor do mercado de T&D em relação à capacitação em línguas estrangeiras, nossos dashboards de assiduidade e reports de progresso com métricas de sucesso e KPIs claros trazem transparência para a empresa em relação ao investimento feito.

Assim, fica muito mais fácil monitorar o progresso dos seus colaboradores, oferecendo feedbacks contínuos e obtendo relatórios precisos sobre a performance de cada um. Estes reports  garantem confiança e transparência ao observar os resultados, e insights para tomada de decisões. 

No contexto do aprendizado de idiomas para uma multinacional, por exemplo, o gestor sente-se mais confiante ao colocar seu colaborador em uma experiência internacional.

 

Engajamento e motivação de Times

 

Outro fator importante levado em conta pelo setor de treinamento e desenvolvimento (T&D)  quando se fala em investir em treinamentos corporativos é o fato de que programas de capacitação profissional — além de garantirem o fortalecimento da cultura organizacional e fidelização de colaboradores; também garante maior engajamento e motivação das equipes no dia a dia da empresa.

Um dos grandes diferenciais da capacitação em idiomas do IFESP são os métodos de engajamento, social learning, micro learning e gamificação presentes em toda a jornada de aprendizado. 

Nosso lema é “engajar para treinar”, e na prática essa metodologia se traduz com os próprios alunos aprendendo uns com os outros, e os colaboradores motivando-se para alcançar os objetivos em comum da organização. 

Além dos tutores nativos estarem sempre presentes para responder dúvidas dos alunos, nossa equipe de animadores de comunidade têm como missão engajar os alunos através de jogos, desafios, e conteúdos relevantes e atuais para o aprendizado contínuo dos alunos de forma divertida e fora do convencional.

Ao combinar essas tendências inovadoras e acessíveis por meio de qualquer device, os programas de capacitação se tornam muito mais eficazes. 

 

Unificação de processos e Otimização de tempo

 

Sabemos que os trâmites de contratação de um prestador de treinamento corporativo leva tempo, pois é necessária a análise de qualidade, resultados tangíveis, processos de reembolso e as necessidades da organização em relação ao tipo de capacitação.

Sendo o RH o elo entre o prestador de serviços e os colaboradores, este também pode perder tempo com explicações, eventuais falhas de comunicação e processos não unificados de onboarding à plataforma do treinamento. 

Já faz parte dos deliverables dos nossos treinamentos corporativos em idiomas reports financeiros unificados. Pensando em ir ainda além na otimização do tempo do RH e mais uma vez no engajamento, união e motivação das equipes participantes; o IFESP promove um onboarding humanizado dos colaboradores. 

Assim garantimos que todos os recursos e funcionalidades da plataforma sejam conhecidas para que até mesmo as pessoas com maior dificuldade com tecnologia possam usufruir ao máximo do que a plataforma tem a oferecer. 

 

Além disso, a equipe de Sucesso do Aluno, que acompanha o estudante pessoalmente desde sua inscrição no curso até o momento de formação; estando presente para sanar dúvidas e auxiliar o aluno de perto, diminuindo o churn, e garantindo o real sucesso do aluno em sua experiência no aprendizado de uma nova língua junto ao IFESP. 

 

User centric de ponta a ponta

 

Sempre tendo em mente o user centric em nossas escolhas e criações, quando se fala de soluções corporativas, o IFESP leva em consideração tanto o usuário final – o colaborador -, quanto o usuário intermediário – o RH. 

Portanto, nossas soluções auxiliam o talento para que este possa focar naquilo que realmente importa: o aprendizado de idiomas para seus objetivos específicos acadêmicos e profissionais.

E do ponto de vista do RH, nossas soluções corporativas otimizam o tempo dos gestores, que ganharão performance por ter os processos burocráticos automatizados por meio de reports. 

Assim, eles poderão focar na skill essencial para seu cargo: o lado humano, cuidando de seus talentos para que estes possam falar em nome da empresa em qualquer lugar do mundo.

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