Os Segredos de um Treinamento Corporativo Virtual de Sucesso

9 de junho de 2020
Por  Alice Oliveira

Enquanto os cursos presenciais e a maioria dos trabalhos que permitiam home office migraram para o ambiente virtual com o avanço do CV-19, os gestores de pessoas viram seus colaboradores divididos em relação à adaptação digital. 

Enquanto uma parte aderiu e abraçou as plataformas online, outra encara dificuldades para se adaptar e manter a disciplina no EAD assim como a produtividade no trabalho remoto. 

Uma das principais razões é o fato de que um treinamento corporativo virtual bem sucedido requer o engajamento e motivação dos participantes. 

Já falamos da importância de colocar o T&D (treinamento e desenvolvimento) dos seus colaboradores como prioridade no budget mesmo em tempos críticos. Porém, uma grande dor do mercado de learning é a ineficiência desses programas, o que impõe obstáculos no retorno sobre investimento da empresa em relação à capacitação. 

Algumas das razões para o fracasso dos programas de treinamento corporativo virtual se dá devido ao setor de RH ainda ser um recurso subutilizado de forma estratégica, como já esclarecemos no post sobre o crescimento desta área tanto a nível nacional quanto uma tendência de profissão do futuro.

O recursos humanos de hoje, especialmente na especialidade de treinamento e desenvolvimento de funcionários, ainda perde tempo com questões burocráticas de fiscalização de reembolsos, falta de reports e KPIs. Apesar dos benefícios do e-learning, uma série de fatores levam à falha deste modelo.

Esses problemas não são exclusivos do formato de treinamento virtual, mas também ocorrem no modelo presencial. Uma série de fatores dificultavam sua eficácia e produtividade por depender de uma infraestrutura da empresa para realização das aulas, além da disponibilidade de agenda em comum do grupo, pontualidade, trânsito, custo de transporte, etc. 

Muitas pessoas ainda são relutantes em relação ao ensino a distância pela falta de contato com outros alunos; dificuldade em manter a disciplina, foco e motivação; falta de familiaridade com ferramentas digitais, dentre outras razões que levam à desistência do curso. 

Entretanto, ainda que boa parte do fator de sucesso para a conclusão do curso seja de responsabilidade do aluno, entendemos que a escola e os tutores também influenciam nos resultados dos estudantes. 

Especialmente no treinamento corporativo virtual, o centro de formação tem um papel fundamental em capacitar profissionais de forma rápida e com excelência para situações cotidianas do meio corporativo. 

O papel dos agentes da educação é, além de agregar mais valor com conhecimento de qualidade e conteúdos relevantes; manter a motivação e engajamento da turma através de atividades dinâmicas, e uma busca contínua por ferramentas mais eficazes e metodologias inovadoras.

Tendo contribuído para que mais de 22.000 alunos realizassem seus sonhos e crescessem profissionalmente através dos idiomas, nós aperfeiçoamos ao longo do tempo um sistema de blended learning que une o melhor do mundo presencial com os benefícios do digital. 

Revelamos os segredos dos programas de treinamento corporativo virtual bem sucedidos que descobrimos ao longo de 12 anos de experiência.

1. Foco nos objetivos

Vivendo em um mundo onde um dos recursos mais escassos e preciosos é o tempo, saber o porquê das suas escolhas é o primeiro passo para ter sucesso na concretização de seus objetivos. 

Um dos motivos principais motivos que levam grandes organizações a investirem na capacitação em idiomas de seus colaboradores é o ganho de tempo e produtividade ao passar informações da sede da multinacional para suas franquias. 

Outras motivações são permear a cultura organizacional da empresa dentre seus funcionários, incentivar um plano de carreira, o intercâmbio de pessoas e ideias, contratos internacionais; e essencialmente, valorizar um dos ativos mais importantes da empresa, que são seus talentos. 

À nível pessoal, os funcionários também possuem enorme interesse em se capacitar em línguas estrangeiras — seja pelo desejo de mobilidade internacional dentro da empresa, continuar sua formação acadêmica no exterior, paixão pela história do país, fazer viagens, conhecer diferentes culturas do mundo, etc. 

Portanto, o objetivo que norteia o ato de realizar um curso é o que levará seu time a ser bem sucedido no treinamento. Quando não se tem metas definidas, é normal perder o foco e a rotina. 

2. O poder dos grupos

Uma queixa comum por quem não é adepto ao EAD é a falta de contato e networking feita durante o curso com outros alunos. 

Realmente, tais conexões são essencial para estreitar laços para além do curso, co-criando novos projetos, possibilitando novos rumos profissionais e até oportunidades internacionais.

Entretanto, novos modelos de ensino trazem possibilidades de aprendizado inovadoras como nunca experienciadas antes, como o modelo de sala de aula invertida, social learning, peer to peer learning, etc.

Essas últimas baseiam-se no fato de que o aprendizado vai muito além do que é transmitido pelo professor; e que se pode aprender muito mais através das trocas entre os alunos. 

Por isso o IFESP acredita no engajar para treinar: um lema que une uma rede de pensadores, visionários e sonhadores em uma comunidade cujo objetivo é não apenas compartilhar conteúdo relevante, mas principalmente manter o grupo unido e motivado. Assim, cada pessoa se torna um agente na criação de suas próprias oportunidades com as línguas. 

Mesmo a distância, a tecnologia nos permite unir pessoas do país e do mundo todo em grupos em que os alunos podem trocar ideias, conteúdos e discutir entre si temas relevantes à matéria. 

Esse é o caso dos nossos grupos de conversação no whatsapp em francês aberto ao público, Francês Exponencial, e a comunidade de networking internacional no Linkedin France Brasil Alumni. 

3. Procure técnicas inovadoras e criativas de aprender

Um fator primordial que inibe a motivação dos alunos no ensino a distância são metodologias tradicionais ultrapassadas que não representam as demandas do aluno atualmente. 

Embora hoje a maioria das pessoas aderiu ao e-learning por motivos de força maior, o público alvo desta modalidade é, em geral, profissionais com uma rotinas muito ocupada entre o trabalho, família, e diversas atividades de lazer durante a semana. 

Portanto, uma aula tradicional ou simplesmente uma aula presencial simplesmente migrada para o virtual sem nenhuma adaptação não é mais o suficiente para satisfazer esse público carente de educação inteligente e de excelência. 

Acreditamos que a solução para o problema do mercado de E-learning hoje, especialmente no setor de treinamento corporativo virtual, é manter o aluno motivado através de metodologias criativas, e mantê-lo engajado durante toda a jornada do usuário.  

Além do grande diferencial mencionado anteriormente sobre o social learning, que incentiva o aluno a buscar mais conhecimento por conta própria, e assim aprendendo mais do que o normal; existem diversas metodologias e técnicas inovadoras que acentuam a curva de aprendizado de forma mais rápida que os métodos mais tradicionais.

O edutainment, por exemplo, é uma metodologia de integração de atividades, ferramentas e materiais lúdicos dentro do processo de aprendizagem; como a tecnologia (IA, entre outros), gamification, TV, filmes, música, etc.

Essas técnicas contribuem para que o aluno aprenda sem nem perceber, pois está imerso em uma experiência inovadora, aumentando sua motivação em concluir o curso, e evitando assim o churn do modelo EAD. 

Entendemos que mesmo em um cenário de e-learning, não basta apenas uma plataforma digital para capacitar pessoas; mas sim, engajar para treinar o aluno para os desafios do mundo.

Percebemos que esse conjunto de técnicas baseadas em uma metodologia LSP (languages straight to the point) foi o grande diferencial para o sucesso dos nossos alunos formados em tempo recorde para a realização dos seus objetivos profissionais e acadêmicos. 

Esteja você procurando formas de engajar sua equipe através do treinamento corporativo virtual, ou simplesmente procurando investir em si mesmo para o seu progresso profissional; esses segredos te motivarão para o sucesso na sua jornada de desenvolvimento. Você vai perceber que os idiomas são o ponto de partida para assimilar cultura, expandir a mente e conquistar um mundo de oportunidades!

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