Grandes empresas estreitam laços com IFESP em busca de formação em francês

30 de outubro de 2019
Por  Alexandrine Brami

Instituto se fortalece nos negócios B2B e atrai multinacionais e grupos com sede na França ou que mantêm relações comerciais com o país, oferecendo parcerias que primam pela confiança mútua e pela constância

 

                  De olho na liderança do mercado nacional de ensino de língua francesa e portuguesa, o IFESP engrenou uma série de mudanças para aprimorar a qualidade dos cursos, investindo em tecnologia de ponta e fidelizando ainda mais os alunos. Mas os louros também são colhidos no que diz respeito à oferta de cursos para funcionários públicos, através da participa ação em licitações e assinatura de convênios com órgãos do Poder Público, e à formação de profissionais de grandes grupos empresariais. Essa relação B2B (Business to Business) é uma das meninas dos olhos do instituto, que investe pesado na aproximação com nomes consagrados do mundo dos negócios, interessados em proporcionar formação em francês para seus colaboradores.

                  As parcerias têm se multiplicado, e o resultado é a procura do instituto por novas empresas em busca de um ensino inovador, interativo e dinâmico. “As empresas entenderam que o ensino moderno e de alta qualidade de nossas escolas virtuais de francês e de português para estrangeiros, somado aos descontos para planos empresariais, são um sinônimo de fidelização, ao mesmo tempo em que, para os colaboradores das empresas, isso é considerado um benefício”, avalia Alexandrine Brami, sócia-diretora e fundadora do Instituto. 

                  Um dos mecanismos de fortalecimento das parcerias é a aproximação efetiva com os departamentos de Recursos Humanos das empresas. Isso permite adaptar os convênios e torná-los exclusivos em função das necessidades de cada empresa. Assim, cada curso é uma experiência única e 100% satisfatória para todos os atores envolvidos.

                 Outro ponto forte do IFESP é a recorrência e a perenidade dos contatos com as empresas parceiras, para demonstrar sua importância e valorizar empresários e colaboradores. “A fidelização é a chave de tudo, pois empresas são mais estáveis e menos mutáveis do que indivíduos. É por isso que os negócios B2B tendem a seguir duas características: a constância e a reciprocidade da confiança”, enfatiza Alexandrine.

 

Integração cultural e visibilidade

 

                  A diretora do IFESP acredita que a necessidade de integração cultural tem levado muitas empresas a procurarem o instituto à procura de convênios para formar seus funcionários na língua de Molière.

                 Um caso típico é o de grandes grupos franceses com filiais no Brasil, como SYSTRA, DANONE e AXA, que precisam capacitar seus colaboradores brasileiros no idioma francês. Mas os fatores são variados: desde a necessidade de se comunicar com experts francófonos, como nos casos da TIMAC AGRO e da ALBIOMA, até o sonho de subir na carreira por meio de missões profissionais na França, como ocorre entre colaboradores de grupos como GPA e CLUB MED.

              Outro exemplo é o aprimoramento da relação com clientes estrangeiros, como no caso da ACCOR HOTELS “As razões para aprender francês no meio empresarial são inúmeras. Temos muitas empresas que também nos procuram porque almejam uma comunicação produtiva entre seus colaboradores brasileiros e expatriados franceses”, acrescenta.

              Esse ganho de visibilidade do IFESP no ramo B2B tem muito a ver com o sucesso do instituto em suas redes sociais e páginas de internet, com destaque para o canal que possui no youtube, com centenas de videoaulas de francês gratuitas. “Esse investimento nos levou ao conhecimento de muitas empresas e nos deu o ímpeto de desenvolver programas de capacitação voltados para multinacionais”, conta Alexandrine

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