Como Aprender Idiomas mais Rápido com a Metodologia IFESP

26 de agosto de 2020
Por  Alice Oliveira

Enquanto muitas pessoas sonham aprender idiomas – seja para realizar objetivos específicos de estudos no exterior, por exemplo, ou simplesmente para expandir seu repertório cultural; apenas 5% da população brasileira fala inglês, e esse número cai ainda mais quando se trata de outras línguas estratégicas, como o francês. 

 

Os brasileiros perdem inúmeras oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal por não falarem idiomas, e isso se dá por diversos motivos. Seja você pessoa física ou responsável pelo T&D (treinamento e desenvolvimento) de equipes; alguns dos principais motivos pelos quais os brasileiros deixam de investir na capacitação em idiomas são devido à ineficácia de cursos tradicionais, sua longa duração e seus resultados intangíveis.

 

Porém, com o avanço do digital learning acelerado pelos efeitos da pandemia, o EAD é uma solução eficaz para aqueles que têm sonhos de mobilidade internacional – seja para crescer junto com sua empresa, migrar de país, ou ter maiores oportunidades de crescimento profissional ao aprender idiomas. 

 

Atento às necessidades do mercado e às inovações no mundo da educação, o IFESP aliou sua metodologia autoral PREPA® ao método LSP (languages for special purposes) – línguas para objetivos específicos, em português; possibilitando a seus mais de 25.000 alunos formados e mais de 500 empresas parceiras realizarem seus objetivos em tempo recorde. 

 

Um novo formato para aprender idiomas: direto ao ponto

 

Otimizando ainda mais este processo, a metodologia LSP, ou idiomas para fins específicos;  é um método cujo conteúdo e objetivo é desenvolvido a partir de uma pesquisa identificando as necessidades específicas dos alunos na língua alvo dentro de cada nicho de interesse.

No IFESP, todos os nossos cursos possuem o conteúdo e o foco do ensino aplicados em contextos reais no âmbito profissional e acadêmico. Alguns exemplos desses cursos LSP são o de Francês Objectif Relações InternacionaisFrancês Monde des Affaires, Business English e os cursos temáticos a serem lançados de English Law, English for Marketing, etc. 

Sempre guiando-se pelo user centric, no IFESP são os alunos que conduzem o currículo do curso; ao contrário de cursos de idiomas generalizados, que são muitas vezes conduzidos apenas pela teoria, faltando situações práticas e cotidianas. 

Assim, o aluno pode completar do nível básico ao avançado na língua alvo em apenas 12 meses, assimilando as quatro competências linguísticas (fala, escuta, leitura e escrita) em francês e inglês de forma otimizada para o mundo real. 

 

Foco nos objetivos

 

 

Aprender idiomas por si só já leva em consideração a aquisição de habilidades linguísticas, o contato com outros povos e ideias; levando a uma apreciação e maior empatia por diferentes culturas e formas de pensar. 

Entretanto, em um mundo onde os trâmites internacionais e relações mundiais crescem exponencialmente, entendemos que as pessoas e empresas têm necessidades específicas e, às vezes imediatas.

Este mercado em expansão demanda mais do que apenas o conhecimento generalizado de um idioma; mas busca o aprendizado aplicado em situações reais do cotidiano, focando no que realmente importa para conquistar seus objetivos acadêmicos e profissionais. 

Especialmente para o meio corporativo, que tem diversas oportunidades de internacionalização, e onde a tendência pós-Covid será a colaboração e negociação internacional, o tempo é muito precioso para um objetivo tão amplo.

 

Para essas pessoas cujos sonhos não podem esperar, os cursos de línguas no formato LSP fornecem uma alternativa valiosa para aprender idiomas com foco, métricas e objetivos claros. 

 

Assim, o aluno ganha tempo para viver a cultura na vida real, realizar seus objetivos, e ainda continuar seu desenvolvimento pessoal e profissional através da educação contínua.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.