Os 5 países com menos burocracia para se mudar

Na hora de mudar de país é importante se informar sobre as burocracias requeridas para conseguir um visto. O processo de imigração às vezes requer tanta papelada, que acaba se tornando um martírio conseguir o tão sonhado visto. A boa notícia é que existem países que têm uma política de imigração favorável aos brasileiros, por isso separamos 5 países com menos burocracia para se mudar.

1. Portugal
Portugal é o queridinho na escolha dos brasileiros por não existir uma barreira de língua. Embora o português de Portugal seja diferente do brasileiro, se você pensa em mudar de país, essa é uma boa opção. Outros dois fatores que influenciam na decisão é a qualidade de vida e a segurança do país.

Visto de estudante
Caso você pense estudar em Portugal, uma das maneiras mais fáceis passar pela burocracia é solicitar um visto de estudante. Os brasileiros pagam metade do valor anual nos cursos de graduação, mestrado ou doutorado, logo é uma boa opção para quem pretende mudar de país e aproveitar para estudar. A maioria das candidaturas ao ensino superior em Portugal são feitas diretamente com a universidade.

Visto de aposentadoria
Para solicitar esse visto é preciso comprovar uma quantia mínima de dinheiro para viver por 12 meses no país. Além disso, outros documentos como o comprovante de aluguel/compra de uma casa e uma carta-convite de um morador local são requisitados.

Visto de trabalho
Os vistos de trabalho concedidos pelo consulado português são dados àqueles que já possuem um trabalho os esperando em Portugal e por isso precisam mudar de país. Eles podem variar desde visto para profissional altamente qualificado até visto para profissional subordinado temporário.

2. França
A França oferece um boa qualidade de vida e um ensino superior barato e de qualidade. A maioria dos imigrantes brasileiros vai para a França estudar, isso porque as taxas anuais são as mais baratas de toda Europa e as universidades são de excelência.

Visto de estudante
Para solicitar um visto de estudante é preciso ter uma carta de aceite de uma universidade francesa. O visto vale por 1 ano e pode ser renovado quantas vezes for preciso caso o aluno ainda esteja na faculdade, o que alivia a situação daqueles que querem mudar de país para estudar na França. Os estudantes contam com o Campus France, agência responsável pela difusão do ensino superior na França, na comunicação e na aplicação em Universidades

Visto para procurar trabalho
Se você tem entre 18 e 30 anos você pode solicitar o visto férias-trabalho diretamente com o consulado. Com ele, você tem direito a trabalhar durante 1 ano na França, contudo o visto não pode ser renovado e você deve voltar ao Brasil depois desse período. Mesmo assim, é uma forma de entrar no mercado de trabalho do país e quem sabe solicitar um visto de trabalho futuramente.

3. Alemanha
A Alemanha é um dos países que mais oferecem oportunidades de trabalho para brasileiros, sendo a maioria das vagas nas áreas de TI e engenharia. Se você pensa em mudar de país, a Alemanha oferece uma excelente qualidade de vida, preços convidativos, em relação ao resto da Europa continental, e ainda abre oportunidade para você aprender mais sobre a língua e cultura alemã.

Visto de estudante
Os vistos de estudante são concedidos àqueles que já têm uma carta de aceite da universidade, somente com esse documento é possível solicitar esse documento. Sobre candidaturas para graduação, mestrado e doutorado na Alemanha procure maiores informações com a DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst).

Visto para procurar emprego
Esse é um visto mais fácil que os outros, com ele é possível ir para a Alemanha para procurar emprego, ou seja, não é preciso ter um trabalho te esperando como condição para mudar de país, antes de sair do Brasil. O nome do visto é Visum zur Arbeitsplatzsuche e ele vale por 6 meses, durante esse período é esperado que a pessoa consiga um emprego, e assim que ela conseguir é possível mudar de visto pedindo uma autorização de residência.

4. Canadá
O Canadá, mais precisamente a região do Quebec, incentiva a ida de brasileiros principalmente devido às oportunidades de trabalho disponíveis por lá. Se você quer mudar de país e aproveitar para desenvolver suas competências pessoais e profissionais, a província pode ser uma ótima opção, já que além de oferecer uma excelente qualidade de vida, proporciona a oportunidade de aprender francês e o inglês ao mesmo tempo.

Visto de trabalho
Os visto de trabalho para o Quebec são concedidos depois de uma seleção feita ainda no Brasil, por empresas Quebequenses. A agência responsável por essa difusão é a Québec en tête que organiza feiras de recrutamento no Brasil. Para se candidatar é aconselhável ter um bom nível de francês e inglês e a maioria das vagas são nas áreas de TI, saúde e usinagem.

Visto de estudos
Assim como para a maioria dos países, o Canadá pede uma carta de aceite da Universidade para que o visto possa ser emitido. Existem muitas opções de universidade de alta qualidade no país e as taxas são reduzidas para os cursos ministrados em língua francesa, como incentivo do uso do francês por parte da província do Quebec.

5. Irlanda
Dos países de língua inglesa a Irlanda é o que oferece o maior custo benefício, a maioria dos brasileiros muda para o país para fazer curso de inglês e depois conseguem se inserir no mercado de trabalho.

Visto de estudante
O visto de estudante mais requisitado para a Irlanda é o visto para estudar inglês, isso porque você precisa se inscrever em uma escola de inglês e pode permanecer na Irlanda durante 2 anos estudando a língua. Após o período, uma boa saída é tentar ingressar no ensino superior irlandês, já que ao mudar de nível de estudo é possível permanecer até 7 anos no país.

Dica importante
Pensar em mudar de país é uma decisão muito séria, por isso, para que você obtenha sucesso, escolha um país que possua políticas de incentivo a imigração, assim você não corre o risco de se ver desamparado ao chegar no destino. O Canadá, de todos os países citados é o que mais desenvolve políticas de acolhimento atrativas para os estrangeiros, sendo assim saiba mais sobre como é trabalhar no Quebec, a província que contrata vários brasileiros! Além disso, caso você decida se mudar para o país nós separamos também os diferenciais de morar no Quebec.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Pierre Lagrave

Pierre Lagrave

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *