Como o IFESP usa a Tecnologia para Humanizar o E-learning

5 de agosto de 2020
Por  IFESP

É possível replicar a experiência de uma escola presencial e todos os seus benefícios aliado a praticidade do ensino a distância?

Muitas pessoas deixam de aderir ao ensino a distância por acreditarem que lhe faltam habilidades tecnológicas, por sentirem falta de contato e interação humana, ou acharem que irão se desmotivar e desistir do curso por falta de disciplina, por exemplo. 

Tendo se transformado em uma escola de idiomas 100% online há 2 anos, o que nos motivou a fazer essa mudança foi o propósito de democratizar o acesso a línguas estrangeiras no país, inspirando os brasileiros a sonharem mais alto e abraçarem o mundo através da cultura. 

O princípio que norteou todo o processo de migração para o virtual foi de replicar o ensino presencial otimizando ainda mais essa experiência aliando os benefícios do e-learning. 

No IFESP, a tecnologia empregada para inovar no ensino online de idiomas têm como objetivo usar as ferramentas que temos à disposição no dia a dia — seja o Zoom, grupos no Whatsapp ou Telegram, etc — para aproximar os alunos e promover uma imersão cultural por meio das experiências de aprendizado.

 

Humanizando a Experiência Virtual

 

Pelo contrário do que muitos pensam em relação ao ensino a distância, este pode ser tão rico em networking e conexões humanas quanto um curso presencial; ainda que usufruindo de inúmeros benefícios, como a praticidade de poder estudar de onde estiver, a economia de tempo e dinheiro, e os métodos mais eficazes que otimizam o aprendizado.

Ao contrário do que muitos pensam, o futuro do trabalho não será a automatização completa de todos os empregos; mas sim o ‘cobot’, que significa o uso de robôs auxiliando o trabalho humano. Sabendo disso, o IFESP se adiantou à tendência futura aderindo desde já esse modelo de trabalho em seu framework de sucesso. 

Nós priorizamos o uso da tecnologia de forma inteligente e humanizada: automatizando funções mecânicas para ganho de eficiência; e deixando com os humanos o melhor que eles têm a oferecer, que são as conexões reais. 

 

Foco no Aluno em Todos os Momentos

 

Estamos constantemente procurando proporcionar uma imersão cultural a nossos alunos para que eles possam aprender idiomas de forma contextualizada, com tutores nativos e com conteúdo autêntico e moderno adaptado para situações do cotidiano.

Ao se matricular nos cursos de francês ou inglês, cada aluno é recepcionado pela equipe de Sucesso do Aluno, que proporciona um tour particular por toda a plataforma e suas funcionalidades. Assim, todas as pessoas — tendo aptidão com tecnologia ou não, aprendem a usufruir ao máximo as ferramentas que a plataforma tem a oferecer.

Já pensando em como replicar a experiência em sala de aula para o virtual, trazendo os alunos do curso mais próximos uns dos outros e do professor, a plataforma foi desenhada pensando em reduzir a sensação de isolamento através do acompanhamento constante dos nossos tutores nativos junto aos alunos. 

O mesmo tutor com o qual o estudante iniciou o curso o acompanhará durante toda sua jornada de aprendizado, estando disponível através do chat da plataforma para tirar dúvidas em relação ao conteúdo a qualquer momento do dia, respondendo em até 24hrs. 

Além disso, o aluno tem a chance de experienciar novos conteúdos e formas de ensino através das aulas ao vivo de acordo com seu nível no idioma. 

As aulas surgiram muito antes da pandemia como uma solução para um grupo de militares  espalhados pelo Brasil e no mundo. O objetivo era promover a prática de conversação sobre assuntos variados e correção da pronúncia por um instrutor nativo. 

O foco das aulas é de ir além da gramática, que já é aprendida dentro da plataforma; e portanto permitindo cada aluno de avançar no seu tempo. Nela, ele poderá enriquecer seu vocabulário e repertório cultural, e ter um contato mais próximo com outros alunos.

 

Social Learning & Micro learning

 

Além disso, os alunos podem conversar entre si praticando francês ou inglês nos grupos de whatsapp de suas turmas. Essa dinâmica é baseada no conceito de social learning, ou peer to peer learning: a conversa entre os pares. É uma metodologia funciona como uma espécie de sala de aula invertida, em que os alunos estão à frente do conhecimento, trocam experiências e agregam informações uns com os outros. 

Mesmo que o EAD facilite o aprendizado para que o aluno estude no seu tempo e avance no seu ritmo, este não está sozinho; pois ele tem a sensação de ter uma turma junto com ele. 

Diariamente nos grupos, os tutores compartilham também pushs de informação sobre cultura da língua em foco no formato de micro learning.

O objetivo dessa comunidade é fazer com que o aluno continue aprendendo e tenha essa imersão cultural dentro e fora da plataforma, a qualquer momento do seu dia. 

Novamente, utilizamos as ferramentas tecnológicas a nossa disposição para tornar a experiência do curso como sendo algo imersivo, e sobretudo humano.

 

Nossos alunos têm grandes sonhos que não podem esperar

 

No IFESP, a missão ao migrar o curso para o virtual foi sempre baseada nos nossos valores de desenvolvimento, excelência, inovação e diversidade. 

Por isso, o curso foi pensado para que o aluno possa conquistar fluência no idioma em apenas 12 meses. Isso porque o nosso método exclusivo PREPA@ é baseado no conceito de LSP: languages for special purposes.

Os alunos que buscam aprender idiomas têm grandes sonhos de mobilidade internacional — seja estudar no exterior, migrar, viajar ou simplesmente conhecer uma nova cultura e abrir a mente para novas possibilidades. E nós entendemos que grandes sonhos não devem ficar para depois.

Esse é o caso dos mais de 25.000 alunos formados em idiomas pelo IFESP, e os mais de 9.000 que foram direcionados para universidades no exterior. 

Usamos o melhor da tecnologia para inovar e otimizar o aprendizado do aluno em tempo recorde, sem esquecer do lado humano; estando presente a cada etapa com o aluno, torcendo junto com ele pelo seu sonho.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.