CFOL lança novo teste de nível de francês inspirado em provas de proficiência

Com a missão permanente de oferecer o serviço mais eficiente para os novos membros da comunidade ifespiana, o Curso de Francês Online – CFOL elaborou um novo teste de nível mais performático e rápido. O novo modelo é pautado pela expertise do Grupo IFESP e de sua escola virtual de francês, mas também é fruto de uma longa pesquisa realizada pela equipe pedagógica do instituto em busca da melhor ferramenta de avaliação.

“O novo teste inteligente se desdobra no formato de árvore de decisão, desafiando o participante de acordo com seu desempenho e mobilizando todas as competências, para avaliar da melhor forma possível seu nível”, explica Pierre Lagrave, coordenador pedagógico do instituto.

Os testes de proficiência da língua francesa — como TCF, TEF, DELF e DALF — serviram de inspiração para a elaboração das perguntas do teste. As questões abrangem gramática, compreensão escrita e compreensão oral. Porém, e este é um dos grandes trunfos do teste, tudo ocorre de forma enxuta: bastam 15 minutos para conhecer em que pé da língua francesa se encontra o interessado, desde os níveis básicos até os avançados.

Saltos lógicos

    Além disso, o novo teste é estruturado através de saltos lógicos a cada 5 questões, seguindo uma sequência que respeita o desempenho do participante e que o redireciona para determinada parte da prova, em função dos erros e acertos. Daí vem a característica de “teste em árvore”, pois as respostas levam a desmembramentos na trilha percorrida pelo internauta.

“Os testes internos e com nossos alunos foram muito assertivos e identificaram o nível de forma certeira”, ressalta Pierre, que também elaborou o conteúdo das novas questões.

O coordenador pedagógico conta que a versão anterior demorava cerca de 30 minutos e muitas vezes “não acertava” o nível correto, sobretudo de principiantes. Isso porque havia a possibilidade de angariar respostas certas através de “chutes”, o que o novo perfil de teste inibiu. “Precisávamos de um teste eficiente, inteligente, rápido e assertivo, e conseguimos”, comemora.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
IFESP

IFESP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *