IFESP reafirma propósito transformador massivo através do ensino de francês

21 de maio de 2019
Por  IFESP

Instituto pensa alto e redefine seu mote aspiracional: “empoderamos pessoas talentosas com sonhos extraordinários”. Essa é a motivação da equipe franco-brasileira, sempre focada em excelência e inovação

 

Educação com impacto 

Desde sua criação, em 2002, o IFESP coleciona diversas conquistas junto aos mais de 20 mil alunos que aprenderam a língua francesa no instituto.

A expansão do IFESP e sua transição para o ensino 100% online são marcas do dinamismo e da ousadia presentes no DNA do time de profissionais que compõem essa organização exponencial. Pensando no impacto que o aprendizado do francês tem na vida dos brasileiros – profissional, acadêmica e socialmente –, o IFESP reformulou seu Propósito Transformador Massivo (PTM), ou seja, a frase que define a aspiração do instituto: “Empoderamos pessoas talentosas com sonhos extraordinários”. Um objetivo radical e profundo, mas coerente com a missão e os valores que a história do IFESP atesta.

“Nós sempre empoderamos pessoas curiosas e que desejam mudar o Brasil. Temos talento único e excelência na ação para ressignificar o meio em que vivemos, aproveitando todo o nosso poder criativo em prol de algo profundamente transformador”, avalia Alexandrine Brami, sócia-fundadora do IFESP.

O mote, que mantém as ideias que sempre nortearam a política do instituto, foi pensado e definido pela equipe, em conjunto. Por trás dele está uma visão inovadora da educação, algo radical, inteligente e, ao mesmo tempo, em compasso com as mais recentes práticas pedagógicas.

Segundo Alexandrine, o instituto soube se repensar e reenquadrar a essência de seu trabalho, através de um PTM abrangente e ambicioso. “Nosso objetivo fundamental é grandioso, pois consideramos que empoderar pessoas é um imperativo”, afirma.

 

“O francês destaca”

O conceito de PTM é muito bem analisado no livro “Organizações Exponenciais – Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito) ”, de Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest (Editora HSM).

Os autores afirmam que um PTM forte é vantajoso e deixa a concorrência para trás. Ele favorece o crescimento exponencial coerente e confere agilidade à empresa. O PTM não se trata daquilo que a empresa faz hoje, mas do que aspira realizar, captando o interesse de grandes públicos – por isso, o propósito é massivo.

O novo PTM do IFESP se encaixa bem neste conceito e se alinha, inclusive, com o slogan do instituto: “O francês destaca”. De acordo com Alexandrine, o aprendizado do idioma “é uma alavanca para o crescimento pessoal e para diferenciar, no mercado de trabalho, aqueles que se prepararam”.

 

Poder de atração

Além disso, de acordo com os autores do livro, um PTM motivador serve como uma espécie de imã, que atrai talentos e os mantêm atrelados ao projeto. A lógica se estende para o público em geral: de tão inspirador, o PTM cria uma comunidade própria ao redor da organização, fazendo com que ela olhe com mais atenção para “o lado de fora”.

Alexandrine acredita que todo o ecossistema da organização é mobilizado, envolvendo alunos, fornecedores, governos, ONGs e público em geral. “Falamos aos corações e mentes das pessoas. Nossos alunos, por exemplo, são nossos parceiros de negócios, com um grande vínculo de confiança”, considera. O resultado é o feedback positivo da comunidade.

“A prova de que atraímos pessoas talentosas com sonhos extraordinários são as inovações que surgem a todo instante no interior do instituto, vindas de nossa equipe, assim como o engajamento de nossos alunos, que têm orgulho de fazer parte do nosso projeto”, conclui Alexandrine

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.