Uma Nova Experiência no Aprendizado de Idiomas Online

18 de agosto de 2020
Por  Alice Oliveira

Já falamos nos últimos posts sobre como o Grupo IFESP está liderando o setor de E-Learning & Social Experience no âmbito do aprendizado de idiomas, humanizando o ensino a distância. 

Neste post exemplificaremos mais funcionalidades das plataformas das escolas do Grupo que estão revolucionando a experiência no aprendizado de idiomas online através de nossa metodologia autoral aliada a métodos inovadores, como o social learning, edutainment, sala de aula invertida e mais. 

Confira algumas das funcionalidades disponíveis na plataforma do Curso de Francês Online e da Iron English, as escolas de francês e inglês do Grupo.

 

Gamificação no E-Learning

 

A gamificação no EAD é uma indústria com expectativa de crescimento de quase 1.5 bilhões de dólares em 2020. Sempre à frente das novidades do setor de digital learning, o IFESP aposta na gamificação com o objetivo de engajar os alunos, trabalhando suas habilidades em resolução de problemas de forma educativa e divertida; ao mesmo tempo em que permite aos alunos usarem na prática o conhecimento aprendido no curso.

Toda a cultura do videogame aplicada ao e-learning em idiomas fomenta uma competição saudável que convida o usuário a se superar para subir de nível, ganhar emblemas e até fazer uma coleção de prêmios. Essa experiência de aprendizado mais lúdica faz com que o ato de estudar se tornem divertido; e o aluno aprenda sem mesmo perceber. 

Em um contexto de treinamento corporativo, além de ser um fator de união e engajamento de equipes mesmo a distância, por intrigar conversas nas reuniões em equipe sobre quem está na liderança; é também um um incentivo extra para que os colaboradores superem a si mesmos e a seus colegas visando a capacitação profissional

 

Na prática, essa dinâmica pode ser implementada dentro da empresa de forma divertida promovendo uma espécie de gincana em que quem estiver no topo do ranking tem vantagem ao escolher seu período de férias, ou ganhar um almoço com o CEO, etc. Esses incentivos fazem com que os KPIs de aprendizado sejam alcançados, e que a empresa obtenha retorno do investimento

Além disso, muitos de nossos alunos são famílias que fazem o curso juntos com o objetivo de migrar para outro país ou estudar no exterior. Desta forma, a tecnologia se torna um gatilho para acentuar a curva de aprendizado.

 

Vocabulário contextualizado

 

O objetivo de expandir o vocabulário ao aprender línguas é ter ampla capacidade de comunicação e melhoramento das habilidades interpessoais, permitindo o diálogo e empatia com diversos tipos de pessoas e nacionalidades em diferentes situações. 

Para tanto, o vocabulário tem o poder de otimizar o tempo e o processo de aprendizagem do aluno, fornecendo traduções precisas quanto ao significado daquela palavra no contexto em questão.

Por isso, mais uma vez lançamos mão da tecnologia para que o aluno tenha acesso a um dicionário dentro da própria plataforma simplesmente ao clicar duas vezes sobre uma palavra para ter sua tradução contextualizada.

 

Conteúdo Dinâmico

 

Partindo de uma metodologia autoral, PREPA®, aplicada para a realização de objetivos acadêmicos e profissionais através do aprendizado de idiomas; todas as atividades, textos, games e aulas têm o propósito de capacitar o aluno para o domínio do idioma em diversas situações reais do cotidiano. 

Pensando nisso, criamos atividades interativas simulando possíveis situações no contexto internacional, como participando de uma reunião de negócios, pedindo informações ao viajar para um novo destino, ou visitando um hotel por exemplo

Acreditamos também que entreter e engajar o aluno dentro da plataforma é tão importante quanto ir além dos idiomas. Por isso, seja você fã de cinema, esportes, ou do Cirque du Soleil, por exemplo; a  plataforma fornece sugestões para ir além do conteúdo do curso em si, fazendo com que o aluno mergulhe no universo daquela cultura através de assuntos do seu interesse.

 

Aprendizado Ativo

 

Tendo em vista que o IFESP se tornou uma escola 100% online há dois anos, entendemos desde então que para um e-learning ser bem sucedido e gerar resultados reais ao usuário, replicar as aulas presenciais não é o suficiente. É preciso ir além, transformando as aulas tradicionais de forma lúdica, criativa, e interativa para o e-learning.

Focando no user centric design, todas as decisões e criações em termos de atividades, conteúdos, testes, games etc; são norteados a partir de feedbacks dos próprios usuários e como podemos melhorar a plataforma para nossos alunos.

Por isso, as vídeo aulas dentro da plataforma são interativas, simulando uma experiência ao vivo em que o aluno participa da aula junto ao professor; convidando o usuário a trocar um livro de gramática tradicional por algo inovador e estimulante. 

Além disso, todo conteúdo da plataforma é autêntico e foi criado por tutores nativos com o objetivo de divertir além de ensinar o idioma

 

No curso de inglês da Iron English, por exemplo, cada nível da língua, do A1 ao C2, é dedicado a uma cidade em um país anglófono; focando em toda a história, cultura e curiosidades daquele lugar em um formato de aprendizado da língua baseando-se no princípio LSP (languages for special purposes), visando os objetivos profissionais e acadêmicos dos nossos alunos. 

 

Sala de aula invertida

 

Flipped classroom, ou sala de aula invertida, é uma metodologia inovadora em que, no contexto do e-learning, o aluno absorve o conteúdo por conta própria e avança de acordo com sua disponibilidade. 

Isso possibilita que nas aulas ao vivo, haja uma maior interação entre professor-alunos, em que eles possam praticar a conversação, fazer atividades interativas e sanar dúvidas. 

Cada um de nossos alunos tem um projeto pessoal — seja aprender línguas para mudar de país, estudar no exterior, ter maiores oportunidades de crescimento pessoal, ou simplesmente pela paixão pelo idioma; e durante sua jornada de aprendizado da língua assim como no planejamento do seu sonho, o aluno tem contato com o tutor para lhe dar feedback sobre sua escrita, conversação, etc; além da troca de experiências com outros colegas que já realizaram seus sonhos e têm dicas valiosas para compartilhar.

Neste formato, o professor se torna um animador, facilitando a interação entre os próprios alunos e fomentando o social learning. 

Acreditamos que as línguas dão a oportunidade das pessoas criarem suas próprias experiências no mundo.  As dinâmicas que proporcionamos através da tecnologia aliada ao lado humano deixa o aluno à frente de seu processo de aprendizagem; dando-lhes criatividade e iniciativa de liderar sua própria jornada em direção aos seus sonhos.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.