Diante do cenário atual de incertezas, mudanças de comportamento e a mobilização de todo o mundo para enfrentar esta crise, nós do IFESP estamos com uma missão interna de disseminar mais cultura e conteúdos que tragam positividade e conhecimento para a nossa comunidade. Dessa forma, podemos tirar o foco do problema e trazer luz para algumas soluções criativas para lidarmos com períodos de crise. Essas, que implementamos nas últimas semanas e o que vemos de interessante pela rede.
Ainda que não haja uma solução perfeita e muito menos imediata, a seguir estão 3 passos para te ajudar a implementar hábitos mais saudáveis e produtivos. Dessa forma, eles vão além da assepsia básica à saúde e englobam o cuidado com o todo: você e sua família, sua comunidade local e com o mundo.
-
Implementar um sistema de compras coletivas para o condomínio/família/vizinhos
Todos sabem que o período de quarentena em isolamento é primordial para evitar a propagação de doenças. Ainda assim, há situações de extrema necessidade que requerem o contato com outras pessoas, como ir ao supermercado, por exemplo.
Já existem tecnologias hoje que fazem delivery de compras no mercado, mas o que é mais interessante ainda é juntar as pessoas do seu condomínio, seus vizinhos ou até mesmo sua família, e fazer uma grande encomenda de frutas e verduras de feiras e produtores locais.
Dessa forma, você não só se protege evitando sair de casa, mas principalmente contribui para que os feirantes não percam sua renda devido à quarentena.
-
Mantenha a rotina para manter a produtividade e a sanidade!
Por ser um período de incertezas, muitas pessoas estiveram ou ainda estão sem saber como lidar com a mudança drástica na rotina. Dessa forma, perdem a produtividade, não conseguem render nem se organizar para fazer suas demandas.
O mais importante para evitar burnout e ansiedade é manter a organização: tanto da casa, quanto da mente! Seja meditando, praticando esportes, cozinhando, ou o que for preciso para se cuidar. Esses momentos são tão importantes quanto o trabalho e a família.
Ao mesmo tempo, tentar manter uma rotina similar a do trabalho e da escola para os filhos é essencial para se manter produtivo nesse período. Isso porque precisaremos elevar a consciência para voltarmos ao mercado de trabalho com mais inovação, conhecimento, e trazer mudanças significativas que impactem positivamente o mundo. No blog CFOL, te ensinamos como priorizar tarefas e ainda recomendamos 5 maneiras de assumir o controle da sua carreira.
-
Aproveite o período de isolamento para se qualificar!
Faça desse momento, um momento vantajoso. A terceira das soluções criativas para lidar com períodos de crise é focar em seu desenvolvimento pessoal e na sua capacitação profissional e linguística. Várias plataformas disponibilizaram cursos rápidos gratuitos.
O objetivo de aprender uma língua estrangeira não é apenas para fazer cursos e viagens internacionais, se destacar no mercado de trabalho e ter mais cultura… isso tudo já é riquíssimo! Mas essencialmente, quando aprendemos línguas nós nos aproximamos daquela cultura, nos colocamos no lugar daquele povo; e assim, conseguimos ser mais empáticos e compassivos para com as diferenças e com o outro.
Afinal, uma das maiores lições que esse período nos ensina é o poder que cada pessoa tem de disseminar e propagar algo — seja isto consciente ou inconsciente, destrutivo ou construtivo. Portanto, cabe a cada um de nós focar em fazer o seu melhor, pois assim estaremos diretamente contribuindo para o melhor do mundo. Este ditado sempre foi clichê, mas nunca foi tão relevante!
