RH

A boa condução da avaliação anual e do plano de metas

30 de julho de 2018
Por  Alexandrine Brami

A reunião de balanço anual é a ocasião ideal para traçar objetivos eficazes e melhorar a comunicação com os colaboradores.

A prática da avaliação anual de desempenho da equipe não pode ser apenas uma atividade rotineira infrutífera, sem metas claras e precisas do que é necessário fazer para melhorar as performances individuais e grupais. Ela deve ser eficaz, pois um colaborador será incapaz de desenvolver suas missões com qualidade se o gerente não definir e explicar com exatidão quais são os objetivos previstos.

Cabe ao gerente preparar antecipadamente um roteiro detalhado com os projetos a serem levados a cabo durante os próximos 12 meses, a partir da avaliação do que foi feito no período em questão. É por isso que a reunião anual é mais do que um simples balanço.

Tudo deve ser exposto com clareza para os colaboradores. Além disso, o gerente deve ter atenção especial à personalidade dos assalariados, assim como os receios de cada um frente aos desafios. É por isso que a comunicação é o ponto crucial para que as missões sejam aceitas pelos colaboradores.

O gerente deve reorganizar as atribuições dos funcionários em função das prioridades estabelecidas no plano de metas. Se um membro da equipe já está atribulado com diversas tarefas e a ele for incumbida uma nova missão, o gerente deve retirar do rol de suas tarefas as que são menos importantes para a empresa, liberando seu tempo para que possa executar o que realmente interessa.

Objetivos de meios

Outro ponto a ser levado em consideração na preparação do plano de metas anual e a nas discussões durante a reunião de balanço é a definição dos “objetivos de meios”.

Em vez de focar nos objetivos de resultados, como, por exemplo, o montante de lucro mensal que deve ser atingido pela empresa, o gerente deve insistir em objetivos mais palpáveis no curto prazo, relativos aos meios. Por exemplo, a quantidade de clientes que devem ser contatados a cada semana. Essa fórmula levará, sem dúvida, à meta final.

Se sua empresa quer oferecer uma solução completa de ensino de um novo idioma, conheça a Lingopass by IFESP. Uma plataforma 100% online, multi-idiomas, com professores nativos e acompanhamento em tempo real dos alunos.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.