RH

A urgência da reinvenção do setor de RH

30 de julho de 2018
Por  Alexandrine Brami

Para obter êxito, o RH do futuro precisa racionalizar sua operacionalidade interna e garantir mais protagonismo aos gerentes.

A área de Recursos Humanos deve estar em constante adaptação às mudanças e aos desafios do mercado, para não ficar na UTI à mercê do avanço da concorrência e esperando apenas o último suspiro… A reinvenção do setor de RH é urgente! A tarefa é árdua, mas seu resultado é o ganho de produtividade e de eficiência nos processos de gerenciamento.

O primeiro passo é questionar o raio de ação dos profissionais que atuam no setor de RH. É possível obter uma perspectiva mais nítida e transversal da função ao dividir o RH em diferentes unidades, cada qual com atribuições específicas. Assim, segundo as necessidades da empresa, podem ser criadas subseções de RH dedicadas, por exemplo, às operações, ao business partner e à gestão de excelência.

A lógica de serviços é outro imperativo para o RH do futuro. Muitos especialistas consideram que o responsável pela formação dos funcionários deve assumir uma atuação mais voltada para a lógica de serviços, inclusive de conteúdos didáticos. Todas as ferramentas de aprendizado possíveis devem ser deixadas ao alcance dos colaboradores pelo profissional de RH. O crescimento deve ser conjunto.

Valorização dos gerentes

Dentro da mesma lógica, cabe ao gestor de RH conferir maior protagonismo aos gerentes, pois são estes que estimulam os assalariados no desenvolvimento de novas competências. Os gerentes não sofrem os impactos das mudanças internas da empresa da mesma forma que o restante da equipe.

A estratégia é oferecer funções importantes para os gerentes junto à direção da empresa e na condução de novos projetos. Com isso, eles compreenderão que são atores essenciais e que têm um papel a desempenhar na inovação e na melhoria do desempenho da equipe.

Se sua empresa quer oferecer uma solução completa de ensino de um novo idioma, conheça a Lingopass by IFESP. Uma plataforma 100% online, multi-idiomas, com professores nativos e acompanhamento em tempo real dos alunos.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.