RH

Como lidar com um colaborador desmotivado?

30 de julho de 2018
Por  Alexandrine Brami

Saiba como levar sua equipe à “linha de frente” e lograr por bons resultados com funcionários engajados.

O colaborador desmotivado é alguém que deixar de propor novas soluções para o aperfeiçoamento do trabalho da equipe e, de maneira geral, da empresa. Isso se traduz, a curto e médio prazo, em perda de resultados! O bom gestor é aquele que sabe contornar esse tipo de problema sem titubear, engajando todos os funcionários para que dêem sempre o melhor de si.

Como explorar ao máximo o potencial dos colaboradores? Levando-os sempre à “linha de frente”, tanto na participação da tomada de decisões quanto na compreensão de sua importância e centralidade nos projetos desenvolvidos pela empresa.

Nas situações de estresse e de dificuldade, os colaboradores precisam encontrar no gestor um modelo a ser seguido, além de serem impelidos a assumir responsabilidades. Essa tática foi utilizada pelo marechal alemão Erwin Rommel e reconhecida como eficaz até mesmo por seu inimigo Winston Churchill, primeiro-ministro britânico.

A coesão em torno de uma causa comum

Os funcionários precisam ser lembrados constantemente de que eles integram uma empresa que busca os melhores resultados no mercado, pois está em competição com as demais empresas do ramo. O gestor de sucesso sabe encorajar seus colaboradores de forma progressiva para que sejam mais produtivos do que os concorrentes e mais inovadores igualmente.

A palavra-chave para a coesão e a motivação dos colaboradores é o engajamento. Reunir homens em torno de uma causa comum é estratégia antiga de guerra, utilizada, por exemplo, por grandes figuras como Oliver Cromwell. Ao longo da Primeira Revolução Inglesa, em 1643, o coronel e parlamentar conseguiu recrutar pessoas sem qualquer experiência para serem soldados fieis aos seus propósitos republicanos, mas unindo-os em torno da causa religiosa puritana. Foi assim que milhares de plebeus venceram, pela força da mobilização e do incentivo vindos de seu líder, as tropas da cavalaria real.

Encontre você também uma causa mobilizadora e incentive seus colaboradores a serem sempre os melhores do mercado!

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.