RH

O novo gestor de RH e a terceirização

30 de julho de 2018
Por  Alexandrine Brami

Face aos desafios do mundo contemporâneo, o diretor de RH encontra inúmeros benefícios ao repaginar o modo antigo de gerenciamento.

O setor de Recursos Humanos é cada dia mais confrontado com os desafios e as mudanças do mundo contemporâneo, seja por sua veia digital, seja pelo aumento da “dataficação” dos processos de RH. Mas ele precisa estar atento a duas características básicas da atual configuração do mundo do trabalho, para adequar seu departamento às necessidades do RH 3.0. São elas: a mudança no papel exercido pelo diretor de RH dentro da empresa e a adoção da terceirização.

A terceirização no recrutamento já é uma realidade, embora algumas empresas ainda sejam reticentes. Mas, muitas vezes, as exigências por novas competências esbarram nos limites da empresa, sobretudo em relação ao digital. Por isso é importante que ela saiba buscar serviços externos e profissionais qualificados para desempenhar atividades específicas, principalmente quando temporárias.

Qual a vantagem principal para o diretor de RH? Logo de cara, ele poderá concentrar seu trabalho na Gestão Previsora do Emprego e das Competências, bem como na repaginação dos processos de recrutamento. Além disso, a terceirização permite a racionalização de custos. O setor de RH sai ganhando, pois terá mais elasticidade e flexibilidade para gerir a organização interna da empresa.

Nova roupagem do DRH

O diretor de RH, adotadas as mudanças citadas acima, conquista gabarito para assumir uma nova função na empresa. Ele não pode ser apenas um expert administrativo, como antigamente. Ele deve ser um project manager, capaz de dar conta das mudanças culturais, ao ponto de ser considerado como um business partner. Eis sua nova cara.

As empresas atualmente reconhecem o valor deste tipo de profissional, convidado a compor os comitês de direção e levado em consideração em suas opiniões, assim como os diretores financeiros e administrativos. Assim, o diretor de RH tem uma estratégia autêntica de gestão e contribui profundamente com o crescimento da empresa.

Newsletter

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos.